Navios da Flotilha do Amazonas, da Marinha do Brasil, realizaram apreensão de materiais ilícitos relacionados com o tráfico de entorpecentes e garimpo ilegal durante a Operação Ágata, realizada na última semana do mês de setembro, na região do rio Japurá e do rio Solimões, compreendida entre as cidades de Alvarães e Benjamim Constant (AM).
Militares dos Navios-Patrulha Fluvial Amapá e Roraima, subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas, apreenderam cerca de quatro quilos e meio de entorpecentes, 11 quilos de mercúrio, 300 gramas de ouro, munições e 31 quelônios (tracajás e jabutis).
A ação faz parte da Operação Ágata III/2021, que tem como objetivo combater o tráfico de drogas e armamentos por via fluvial; coibir a ação de embarcações do tipo “draga”, utilizadas no garimpo ilegal para extração de recursos minerais sem autorização dos órgãos competentes, além de reprimir o uso do mercúrio nocivo à saúde humana e ao meio ambiente.
Além dos navios, as Capitanias e Agências realizaram fiscalizações totalizando mais de 700 embarcações inspecionadas. Destas, 41 foram notificadas com irregularidades, 19 apreendidas e 26 pessoas envolvidas em atividade ilegal foram encaminhadas para os órgãos de Segurança Pública para averiguações.