A Prefeitura de São José dos Campos começa nesta segunda-feira (4) a quarta ADL (Avaliação de Densidade Larvária) deste ano. A avaliação termina no dia 27 deste mês.
São feitas ADLs a cada trimestre (janeiro, abril, julho e outubro). O objetivo é mapear as áreas com maior infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Após o mapeamento é possível planejar as ações de combate ao mosquito.
Os agentes de combate às endemias do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) farão visitas em 17.791 imóveis, de 3.163 quarteirões de 42 áreas urbanas da cidade. Os imóveis e quarteirões foram sorteados pelo sistema SISA WEB 2 para garantir a amostra necessária para a ADL.
Não são visitados imóveis abandonados (desabitados, em demolição, em construção ou à venda), terrenos baldios com ou sem muros, praças, áreas verdes, pontos estratégicos e imóveis mais propensos a desenvolver criadouros.
As recomendações do Ministério da Saúde em relação aos cuidados para reduzir os riscos de transmissão do covid-19 serão seguidas nas visitas.