A Afac (Organização Social de Cultura) já selecionou, por meio de edital, os artistas que se apresentarão no 31º Festidança. A lista dos selecionados pode ser acessada no site da entidade.
Pela primeira vez os grupos selecionados receberão uma ajuda de custo para incentivar os artistas. O Festidança, que é considerado um dos mais expressivos festivais de dança do país, começa no próximo sábado (9) e segue até o dia 16.
Neste ano, os espetáculos serão apresentados no Parque Vicentina Aranha, possibilitando ao público o acesso ao evento em um local aberto e de forma presencial. Os workshops serão realizados no Centro Cultural Clemente Gomes, na Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O Festidança é uma realização da FCCR, em parceria com a Afac.
A proposta temática do festival é “Bom Tudo… Dance…”, que tem por objetivo promover e proporcionar aos bailarinos um retorno aos palcos de forma leve, amorosa e acolhedora. O intuito é mostrar como a arte da dança é capaz de transformar sentimentos, sensações e emoções através do olhar para si e para o outro com empatia.
Sobre o Parque Vicentina Aranha
Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1924, como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).
Desde 2007, funciona como Parque Vicentina Aranha, sob gestão, desde 2011, da Afac (Organização Social de Cultura), a qual promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro, além de uma vasta e diversificada programação cultural e de qualidade de vida.