A Festa da Padroeira 2021, celebrada em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, acolheu mais de 70 mil devotos no Santuário Nacional de Aparecida (SP) até as 12h do dia 12 de outubro. Diferente do ano passado, desta vez os fiéis puderam participar das celebrações eucarísticas. Ao todo, foram 14 missas celebradas na Basílica Nova e no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.
No interior da Basílica, estiveram presentes 2.500 pessoas a cada celebração. Já no Centro de Eventos Padre Vítor, o número de féis acolhidos alcançou o limite de 5 mil peregrinos por missa. Em ambos locais, o acesso dos devotos foi feito com aferição de temperatura, uso de álcool em gel para higienização das mãos e respeitado o distanciamento entre eles, com a demarcação de assentos. O uso de máscara foi obrigatório em todo o complexo do Santuário.
A Missa Solene, principal celebração do dia, às 9h, foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. O tema deste ano: “Com Maria, somos povo de Deus, unido pela aliança” inspirou a reflexão deste dia festivo. Já ao meio-dia, a celebração eucarística recordou o Dia das Crianças. Pedindo a proteção da Mãezinha do Céu, como é carinhosamente chamada pelos pequenos, os Devotos Mirins de Nossa Senhora Aparecida e todas as crianças do Brasil.
Na missa das 14h, o Santuário Nacional recebeu a visita do presidente da República, Jair Bolsonaro. E, encerrando as festividades, a missa das 19h, presidida pelo Superior Provincial dos Redentoristas de São Paulo, padre Marlos Aurélio, coroou os dias de Novena e Festa. Sendo iniciada com uma procissão dentro da Basílica, um cortejo encenado recordou o êxodo e a história da devoção à “Mãe Aparecida”, acompanhado dos bancos pelos fiéis presentes.