São José dos Campos chegou a 10.425 empregos com carteira assinada nos últimos 12 meses, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados na terça-feira (26) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
Segundo o Caged, o saldo positivo de empregos em setembro foi de 1.055 novas vagas geradas na cidade. Se consideramos os nove primeiros meses de 2021, São José chegou a 7.108 novos postos de trabalho no período.
O saldo positivo de empregos aconteceu pelo 9º mês consecutivo. Os números em conjunto com outros indicadores positivos demonstram a consolidação da retomada econômica no município.
Segundo a metodologia do Novo Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada.
Setores
A geração de empregos com carteira assinada em São José vem sendo puxada principalmente pelos setores de serviços e pelo comércio nos últimos meses.
No mês de setembro, a indústria também apareceu com destaque registrando saldo positivo de 233 vagas, atrás do setor de serviços com 452 postos de trabalho.
O saldo positivo no comércio foi de 227 vagas e da construção civil, 145.
Capacitação
Para capacitação e qualificação para o mercado de trabalho, a Prefeitura de São José continua ampliando o número de vagas em cursos gratuitos, ampliando as chances de recolocação dos trabalhadores.
O resultado é um esforço da Prefeitura para capacitação e qualificação de trabalhadores para a retomada da economia no período pós-pandemia.
A ampliação das vagas e a criação de novos cursos está prevista no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos são gratuitos e são ministrados na modalidade presencial ou EaD (Ensino à Distância).
Saldo de empregos em 2021
Janeiro = 9
Fevereiro = 1.453
Março = 460
Abril = 36
Maio = 924
Junho = 635
Julho = 966
Agosto = 1.570
Setembro = 1.055