publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

2ª Divisão de Exército celebra 69 anos de criação com solenidade em Itu (SP)

Aniversário da DE. (Foto: Divulgação)

A 2ª Divisão de Exército completou, em 2021, 69 anos de criação. Contudo, diferentemente de outros anos, a solenidade do aniversário foi realizada no pátio do centenário 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (GAC L), localizado em Itu (SP), no dia 28 de outubro. O 2° GAC L é uma Unidade diretamente subordinada à 11ª Brigada de Infantaria Leve (Bda Inf L), Grande Unidade pertencente à 2ª DE.

No pátio, tropas da própria 11ª Bda Inf L, da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) e das Unidades diretamente subordinadas à Divisão: o 12° Grupo de Artilharia de Campanha e o 2° Batalhão de Engenharia de Combate entoaram a Canção do Expedicionário e desfilaram em continência ao Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

A capacidade expedicionária das tropas da Divisão, inclusive, foi ponto de destaque nas palavras do Comandante Militar do Sudeste e do Comandante da 2ª DE, General de Divisão Edson Diehl Ripoli.

“Nós somos uma Divisão que não está engajada diretamente no terreno com problemas de fronteira, com problemas de GLO, mas somos um Comando Divisionário, que pode atuar em qualquer parte do território nacional. E nós temos ultimamente cantado sempre a Canção do Expedicionário para deixar essa marca presente: é a Divisão Expedicionária, é a Divisão que pode ser empregada pelo Exército em qualquer situação”, explicou o General Diehl.

Comandante Militar do Sudeste, general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva e o comandante da 2ª DE, General de Divisão Edson Diehl Ripoli, dentro outras autoridades. (Foto: Divulgação)

“Quando a gente enxerga a tropa cantando a Canção do Expedicionário, com a vibração que a tropa da 2ª DE cantou, percebemos que vocês incorporaram os valores dessa canção. A 2ª DE, além de ser uma Divisão Expedicionária, é o nosso Braço Forte (do CMSE). Vocês são a razão de ser do Exército Brasileiro”, enfatizou o General Tomás. “Em várias hipóteses de emprego, o Exército sabe que pode contar com as duas Brigadas da 2ª DE, que são força de emprego estratégico”, completou.

Ainda prestigiaram a solenidade o Comandante da 2ª Região Militar, General de Divisão Cardoso Martins; o Chefe do Estado-Maior do CMSE, General de Brigada Hiroshi; o Comandante da 12ª Bda Inf L (Amv), General de Brigada Ferraz; e o Comandante da 11ª Bda Inf L, General de Brigada Oliveira; além de comandantes de Organizações Militares pertencentes à 2ª DE e membros de associações de amigos do Exército e de reservistas.

Inspeção do CMSE

No mesmo dia, o Comandante Militar do Sudeste realizou uma visita de inspeção ao 2° GAC L. O General Tomás foi recebido pela Guarda de Honra do Grupo com salva de tiros. Na sequência, realizou Treinamento Físico Militar com a tropa e seguiu para a formatura militar em celebração ao 69° Aniversário da 2ª DE.

Antes do almoço, os generais percorreram parte das instalações do Grupo e visitaram o museu da Unidade, que abriga vasto acervo histórico.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Na parte da tarde, ocorreu a apresentação dos oficiais do 2° GAC L, seguida de uma palestra do General Tomás aos oficiais e sargentos da Unidade.

História

Originalmente criada como 2ª Divisão de Infantaria, a Divisão recebeu a denominação atual em 1971. Sua história, contudo, remonta ao ano de 1908, quando da criação da 2ª e 5ª Brigadas Estratégicas. Suas tropas participaram de momentos marcantes da história nacional, como a Revolução Constitucionalista de 1932 e a Segunda Guerra Mundial.

Botão Voltar ao topo