Em busca de uma melhor eficiência na recuperação de áreas degradadas e na manutenção da arborização urbana, 18 funcionários da Urbam realizaram, na última quarta-feira (29), capacitação no Polo Regional Vale do Paraíba, da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio, em Pindamonhangaba.
A Urbam desenvolve trabalhos de recuperação florestal de áreas degradadas em matas ciliares, plantio de novas árvores e apoio na manutenção da arborização urbana em São José dos Campos, atendendo à Secretaria de Manutenção da Cidade.
Esta capacitação envolveu novas práticas que poderão ser adotadas. A APTA desenvolve pesquisas em restauração florestal em toda região do Vale do Paraíba desde 2011. Foram demonstradas novas técnicas que incluem o uso das adubações verdes, plantas herbáceas, arbustivas e arbóreas que, plantadas em conjunto com as mudas nativas, recuperam e protegem o solo. Este tipo de plantio retém umidade e reduz, significativamente, plantas invasoras indesejadas como as braquiárias. As plantas invasoras são o maior desafio para recuperar as florestas e, com o emprego dessas técnicas, torna-se possível acelerar o crescimento das árvores e a recuperação ambiental.
Os participantes conheceram diversas espécies de plantas que podem ser usadas com adubação verde, como a Eritrina – uma árvore nativa da mata atlântica que protege e ajuda outras espécies mais sensíveis a se desenvolver. No curso, os funcionários implantaram uma pequena área de restauração de mata próximo a uma nascente.