Setores relacionados à tecnologia podem gerar alta na procura por profissionais qualificados em Pindamonhangaba

Áreas como informática e multimídia tendem ser bem recebidas no mundo do trabalho na região. (Foto: Divulgação)

O setor da tecnologia da informação continua em grande expansão. Em pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), podemos perceber esse avanço tecnológico afetando o mundo do trabalho. De acordo com o levantamento, a procura por profissionais da área de TI será de 420 mil pessoas até 2024 no Brasil. Em contra ponto, o país forma cerca de 46 mil profissionais desse seguimento por ano, podendo levar a uma possível carência no mundo do trabalho por profissionais qualificados nos próximos anos.

Esse déficit do mercado pode ser atenuado com o incentivo à capacitação de jovens, que após a formação poderão ocupar as vagas de trabalho abertas pelas principais empresas de Pindamonhangaba e região. “A procura por profissionais de TI qualificados aumentou. A competitividade empresarial exige que empresas que desejam se manter ativas neste mercado invistam cada vez mais em inovação, tecnologia e gestão otimizada, para garantir a criação e aprimoramento de ferramentas que melhorem a experiência de seus clientes”, destaca Wesley Fioreze, docente da área de tecnologia da informação do Senac Pindamonhangaba.

“O Ensino Médio Técnico em Informática vai de encontro com esta necessidade de mercado. Primeiro, há de se destacar que no Senac os estudantes têm a possibilidade de obter a cada ano um certificado de qualificação profissional, sendo eles: Assistente de Suporte e Manutenção de Computadores, Assistente de Operação de Redes e Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais. Neste contexto, onde há uma enorme carência de profissionais qualificados e, tratando-se de um setor que evolui com velocidade, a formação técnica focada no mundo do trabalho torna-se satisfatória e pertinente, pois podemos garantir que as tecnologias demandadas pelas empresas da região não se tornarão obsoletas e que, anualmente o jovem terá um leque maior de possibilidades”, completa o especialista.

Tecnologia em alta
Com as inovações em alta, outra formação torna-se necessária no seguimento de tecnologia em conjunto com uma vertente fundamental para as pessoas, a comunicação. A área de multimídia engloba os principais meios de informação, como texto, gráfico, imagem, áudio, animação e vídeo, tudo para facilitar a conexão e o diálogo entre pessoas e organizações.

“O mercado de multimídia necessita de mão de obra qualificada e preparada para enfrentar os desafios do mundo do trabalho e as inovações tecnológicas que surgem a cada dia. Com a constante evolução das ferramentas de elaboração e divulgação de peças e campanhas publicitárias, faz-se necessária a formação de um profissional dinâmico, capaz de se adaptar a mudanças e ser sempre capaz de propor soluções inovadoras. O profissional formado no Ensino Médio Técnico em Multimídia é capaz de planejar e produzir um grande número de soluções devido ao caráter generalista do curso”, explica Estêvão Rada Oliveira, docente da área de tecnologia da informação do Senac Pindamonhangaba.

Formação de qualidade
Pensando em contribuir para a formação profissional de pessoas que possam ocupar os postos de trabalho nas áreas relacionadas à tecnologia da informação e comunicação, o Senac Pindamonhangaba oferta vagas para o Ensino Médio Técnico em Informática e o Ensino Médio Técnico em Multimídia.

Esse nível de ensino da instituição prepara os jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais exames de admissão nas universidades brasileiras. Nele, é contemplada toda a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, dividido em áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física, língua inglesa); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física, química); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (história, geografia, sociologia, filosofia); e Matemática e suas Tecnologias.

A proposta pedagógica do Ensino Médio Técnico do Senac é alinhada às novas diretrizes propostas pelo Novo Ensino Médio (Lei 13.415) e se preocupa com a formação técnica e cidadã do estudante.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Os interessados em ingressar nos cursos oferecidos pela unidade, podem encontrar mais informações no Portal Senac: www.sp.senac.br/senac-pindamonhangaba.

Botão Voltar ao topo