O 2º Batalhão de Engenharia de Combate, unidade do Exército Brasileiro em Pindamonhangaba (SP), realizou um Apronto Operacional visando os últimos ajustes para participar do exercício combinado denominado CORE que reunirá militares do Exército Brasileiro e do Exército dos Estados Unidos da América. O tenente-coronel Pedrosa, comandante do Batalhão Borba Gato, explica a importância deste momento antes de uma missão. (vídeo)
• Veja a galeira com fotos do Apronto Operacional em Pindamonhangaba
O exercício militar ocorrerá em território brasileiro, no contexto de uma Operação Aeromóvel, nas cidades de Lorena (SP), Cachoeira Paulista (SP) e Resende (RJ). A Engenharia trabalhará em algumas frentes durante a missão.
O CORE 21 será o primeiro exercício combinado executado por tropa dos Estados Unidos na América Latina. O exercício será conduzido por uma força-tarefa do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), sediado em Lorena (SP), tendo incorporada uma Companhia de Fuzileiros do Exército dos Estados Unidos. O efetivo será de aproximadamente 990 militares, sendo 750 brasileiros e 240 norte-americanos.