Parque da Cidade, Igreja da Matriz, Mercadão, Parque Santos Dumont, Casa Olivo Gomes, Parque Vicentina Aranha. Quem nasceu em São José dos Campos, quem adotou a cidade e hoje é joseense de coração e os milhares de visitantes que aqui chegam todos os dias já vivenciaram diversas emoções nestes e em outros pontos turísticos.
Idosos que moram em São José há vários anos foram desafiados a colocar nas telas e nos pincéis toda esta emoção, dando cores às paisagens que mais marcaram suas vidas e de seus familiares.
O resultado pode ser conferido na exposição “Retratando São José”, que trouxe novas tintas a lugares já tão lindos. Os quadros foram pintados por 40 frequentadores das Casas do Idoso Centro, Sul, Norte e Leste durante oficinas de pintura realizadas nas unidades.
A exposição será realizada em um shopping da região sul, localizado na rua Andorra, 500, no Jardim América. A abertura será nesta sexta-feira às 10h e prossegue até o próximo dia 5 de dezembro, sempre das 10h às 22h.
Talento
Quem olha para as telas não imagina que, para a maioria, foi a primeira experiência artística.
Mas a falta de experiência com as telas e tintas foi compensada pelas memórias afetivas. Afinal, reproduziram aquilo que está dentro de suas almas e corações.
Os quadros nasceram de fotos registradas por fotógrafos da Prefeitura ao longo dos anos que, com talento e sensibilidade, sempre valorizaram as belezas da nossa cidade.
Proteção
São José mantém uma ampla rede de proteção e serviços para os idosos, desenvolvida e realizada por todas as secretarias municipais.
A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, através da Assessoria de Políticas para o Idoso, planeja e executa políticas públicas para garantir autonomia, sociabilidade, proteção e respeito aos munícipes com mais de 60 anos, além de fortalecer as relações intergeracionais e evitar riscos à saúde desta população.
São José também conta com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com membros da Prefeitura e de outras instituições. O conselho é atuante e contribui com as ações desenvolvidas pela Prefeitura.
Serviços da Sasc para os idosos
Centros de Convivência (são as Casas dos Idosos)
• São quatro Centros de Convivência espalhados por toda a cidade e que são referência em todo o Estado de São Paulo. As atividades presenciais foram retomadas no último dia 3 de novembro. São espaços de uso coletivo destinados ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, propiciando aos idosos a oportunidade de ter uma vida comunitária. Durante a pandemia, as atividades não pararam, sendo realizadas on-line.
Centro Dia
• É um serviço destinado ao acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não têm condições de prover estes cuidados durante o dia ou parte dele. As equipes buscam os idosos sem suas residências, levando-os para as Casas do Idoso, onde eles realizam diversas atividades e têm acesso a cinco refeições por dia. Ao final do dia, eles voltam para suas casas.
Convivência e Fortalecimento de Vínculos
• Estes serviços têm como foco o desenvolvimento de atividades que contribuem para o processo de envelhecimento saudável, autonomia, sociabilidade, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e prevenção de situação de risco social.
• Estes serviços são executados através de parceria entre a Prefeitura e as OSCs (Organizações da Social Civil), que são: Cativa (Centro de Atividades para Terceira Idade), COAL (Casa de Oração Amor e Luz) e Obra Social e Assistencial São Lucas.
Proteção Básica Domicílio
• Serviço que presta atendimento a idosos a partir de 60 anos que vivenciam situações de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares/sociais, especialmente aqueles em situação de extrema pobreza.
• São realizadas visitas semanais com equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, orientador social e cuidador, onde eles organizam uma série de atividades voltadas à necessidade especifica de cada idoso.
Abrigo
• Unidade de acolhimento para idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes e ou com diversos graus de dependência tipo 2. A natureza do acolhimento deverá ser provisória e, excepcionalmente, de longa permanência quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio familiar.
• Estes serviços são executados em parceria de Prefeitura e quatro OSCs (Organizações da Sociedade Civil), que são: Casa de Repouso e Apoio Geriátrico Vó Laura; Lar São Vicente de Paulo; Recanto São João de Deus e Casa de Oração Missionários da Luz – Nosso Lar.
Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social)
• Unidades que têm por objetivo a oferta de serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade. Isso se materializa por meio do atendimento e o acompanhamento especializado a idosos e suas famílias, cujos direitos foram violados ou ameaçados, em decorrência de violência física, psicológica, negligência e violência financeira e violência sexual.
Exposição Retratando São José
De 26 de novembro a 5 de dezembro
Horário: Das 10h às 22h
Endereço: Rua Andorra, 500, no Jardim América, na região sul