Com a presença de seus familiares, cem atiradores do Tiro de Guerra de São José dos Campos receberam, na manhã da quarta-feira (24), seus certificados de conclusão do serviço militar, prestado de março a novembro de 2021. A próxima turma se apresentará para as atividades em março de 2022 e será formada por jovens que se alistaram de janeiro a junho deste ano.
A solenidade, realizada na sede do Tiro de Guerra, na Vila Industrial, foi conduzida pelo subtenente Vanderlei Adacir Rorm, comandante do batalhão, ao lado do também subtenente José Carlos Fraizimer. Ambos são responsáveis pelo serviço militar aplicado aos atiradores, durante nove meses do ano.
Também houve a entrega de certificados de formação de cabo e premiação aos atiradores de maior destaque, melhor atirador combatente e o melhor em aptidão física.
Convênio
Além do serviço militar, os atiradores participam de várias ações em benefício da comunidade, como doação de sangue, coleta de alimentos e campanha do agasalho. Também contribuem com a Defesa Civil no combate a queimadas e atividades ligadas ao Corpo de Bombeiros.
O convênio mantido com a Prefeitura, garante ao Tiro de Guerra a utilização do prédio onde está sediado e a sua manutenção. O Exército Brasileiro é responsável pelo fardamento dos atiradores, material bélico, munição e instrutores.
Serviço Militar
O próximo alistamento militar será realizado no período de 2 de janeiro a 30 de junho e dever ser feito por jovens que completarão 18 anos em 2022. Neste caso, o serviço militar será prestado a partir de 2023.
O serviço militar em São José é composto pela JSM (Junta de Serviço Militar), Tiro de Guerra e Delegacia de Serviço Militar. A JSM é responsável pela emissão de documentos pertinentes ao Exército Brasileiro, regularização da situação militar e outros serviços.
Tiro de Guerra
Endereço: Rua Saigiro Nakamura, 500, Vila Industrial
Telefone: Central 156
Atendimento: segunda a sexta, das 9h às 15h