publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Programa Forças no Esporte inaugura núcleo na Escola Superior de Defesa

Evento também premiou Organizações Militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica

A primeira-dama, Michele Bolsonaro, com crianças do projeto. (Foto: MD)

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) lançou, na quinta-feira (25), um novo núcleo, na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília. A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades do Ministério da Defesa (MD) e de militares atletas do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR). Trata-se do primeiro núcleo do PROFESP com atividades quatro vezes por semana. São 160 crianças e adolescentes beneficiados, divididos em dois turnos, com aulas de educação no trânsito, karatê, natação, vôlei, futsal, além de oficina de cidadania, reforço escolar e atividades lúdicas.

Na ocasião, também ocorrerá a premiação do PROFESP e do Projeto João do Pulo (PJP), em que duas Organizações Militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea receberão um valor como reconhecimento pelo destaque nas ações realizadas durante 2021. Ao final da cerimônia, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, recebeu o título de madrinha do PROFESP.

Programa Forças no Esporte
O Programa Forças no Esporte foi criado em 2003 e, atualmente, é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com os Ministérios da Cidadania; da Educação; e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. As instituições parceiras contribuem com o custeio da alimentação, do pagamento dos professores, da compra de material esportivo e de uniformes. Atualmente, mais de 30.236 jovens são beneficiados pelas ações, em 203 organizações militares e 322 núcleos.

O programa ocorre em, aproximadamente, 140 localidades do País, com atividades diversificadas, a depender da estrutura de cada organização militar. Há basquetebol, futebol de campo, atletismo, capoeira, ginástica rítmica, artística ou olímpica, artes marciais, natação, hipismo, vela, remo, canoagem, jogos de tabuleiro e brincadeiras de rua. Oferece, ainda, reforço escolar, com preparação para concursos, atividades com música, coral, teatro, visita a museus e promoção da cidadania e do civismo.

Projeto João do Pulo
Criado em 2015 e integrado ao PROFESP, o Projeto João do Pulo também é desenvolvido nas Organizações Militares das Forças Armadas. No PJP, são atendidos 468 beneficiados, em oito estados, em 16 localidades e 17 núcleos.

40K
É o movimento de ampliação das ações sociais para atingir o número de 40.000 assistidos no PROFESP, proporcionando à parcela da população que se encontra em situação de risco social. Foi proposto pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, e é apoiado pelo Ministro da Defesa.

Botão Voltar ao topo