O dia 3 de dezembro é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para destacar essa data, o “Aparecida Debate” desta terça-feira (30), às 21h30 vai falar sobre essa parcela da população que sofre de alguma limitação física, mental, intelectual ou sensorial.
O programa da TV Aparecida, apresentado por Eduardo Miranda, vai mostrar que, segundo estatística do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existe no Brasil uma população com pouco mais de 17 milhões de pessoas consideradas especiais.
Além de destacar os direitos reservados pela lei, as conquistas perante a sociedade e as barreiras que ainda impedem a inclusão, principalmente no mercado de trabalho.
Para debater o assunto, participa Marcos Augusto da Silva Bento, psicólogo responsável pela rede de educação em Lorena, interior paulista. Ele é formado em gestão escolar, psicopedagogia e Mestre em Design, Tecnologia e Inovação.
E também Edilayne Ribeiro, Analista de Projetos de Empreendedorismo e Pessoa com Deficiência na ASID, ação social para a igualdade das diferenças. Formada em Psicologia, Pós-graduada em Neuropsicologia e Mestranda em educação. É palestrante em temas como deficiência, acessibilidade e inclusão, além de ser uma mulher com deficiência.
“Aparecida Debate”, terça-feira, às 21h30