publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Advento: tempo de esperança

Artigo do padre Kleber Rodrigues para a coluna Caminhos da Fé

Nossa Senhora grávida, em exposição na Igreja Matriz. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

A Igreja Católica organiza sua caminhada litúrgica através das celebrações e essas dentro daquilo que chamamos de “Ano Litúrgico”, ou seja, um período que marca a caminhada das comunidades celebrando os principais momentos da vida de Jesus Cristo, da Virgem Maria, dos Santos e Santas.

O Ano litúrgico é formando pelos tempos litúrgicos, a saber: Advento, Natal, Tempo Comum I e II, Quaresma e Páscoa. São períodos nos quais as celebrações ajudam os fiéis a celebrar o Mistério da vida de Cristo.

O Advento é o tempo que abre o ano litúrgico, marcado basicamente por quatro semanas em que a Palavra de Deus proclamada e as orações evidenciam a consciência da primeira vinda de Jesus, que assume a condição humana e prepara-nos para a segunda e definitiva vinda, por isso, costumamos chamá-lo de um tempo de esperança.

Neste período, alguns sinais ajudam a perceber a dinâmica celebrativa, como por exemplo, a coroa do advento, a imagem de Nossa Senhora grávida e a Palavra de Deus proclamada nas missas.

Vivenciar este tempo, é construir através de cada sinal, a força e o sentido da esperança no coração de cada ser humano. Cada nascimento evoca a felicidade e o horizonte de buscas que se abrem. No sentido litúrgico, a celebração do tempo do Advento, constrói no coração de cada fiel, a alegre esperança que construímos na pessoa de Jesus e de todo o projeto de Salvação. Caminhar cada dia com a Palavra de Deus, com os relatos históricos na percepção da intervenção divina na história humana, é alimentar-se dos bons propósitos, da renovação dos anseios, da multiplicação das virtudes e dos gestos de caridade (não apenas como ação social, mas de amor ao próximo).

Programação na Igreja Matriz
A Igreja Matriz até as vésperas do Natal, durante a semana permanecerá aberta das 07h às 20h30, para orações, missas e visitas ao presépio e ao Santíssimo.

No dia 17 de dezembro, às 19h30, ocorrerá a Cantata de Natal, com a Euterpe.

No dia 18 de dezembro, das 07h às 12h, ocorrerá o atendimento de confissões com a presença de todos os padres das paróquias de Pindamonhangaba.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Horários das Celebrações de Natal

Na Igreja Matriz:
no dia 24 de dezembro (sexta-feira), a Missa de Natal, ocorrerá as 18h;
no dia 25 de dezembro (sábado), às missas serão: 10h, 12h e 18h. Não teremos a missa das 07h da manhã.
No dia 26 de dezembro (domingo), às missas ocorrerão nos horários de costume do domingo: 07h, 10h, 12h e 18h.
Esta programação repete-se nos dias 31 de dezembro, 01 e 02 de janeiro de 2022.

Padre Kleber Rodrigues da Silva, é pároco e reitor da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Pindamonhangaba-SP. Natural de São Luiz do Paraitinga-SP, é o caçula de 12 filhos. Foi ordenado padre em 15 de maio de 2004. É formado em Filosofia, Teologia, Publicidade e Propaganda e atualmente está fazendo Pós-Graduação, em Gestão Religiosa e Paroquial.

Botão Voltar ao topo