VÍDEO: Exército Brasileiro e dos Estados Unidos iniciam exercício CORE 21

Evento de abertura aconteceu no 5º Batalhão de Infantaria Leve, em Lorena (SP)

Promover a interoperabilidade entre tropas brasileiras e norte-americanas é o principal objetivo do Exercício Combinado denominado CORE 21 que envolve cerca de mil militares do Exército Brasileiro e dos Estados Unidos da América no contexto de uma Operação Aeromóvel com passagem pelas cidades de Lorena e Cachoeira Paulista, ambas em São Paulo, e Resende, no Rio de Janeiro.

O CORE 21 é o primeiro exercício combinado executado por tropa dos Estados Unidos na América Latina e é conduzido por uma força-tarefa do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), sediado em Lorena (SP), tendo incorporada uma Companhia de Fuzileiros da 101ª Divisão de Assalto Aéreo do Exército americano.

A abertura oficial do exercício foi realizada neste dia 6 de dezembro, nas dependências do 5º Batalhão de Infantaria Leve e contou com a presença do General de Exército TOMÁS – Comandante Militar do Sudeste e do Major General WILLIAN THIGPEN – Comandante-Geral do Exército Sul dos Estados Unidos. Após a apresentação da tropa e execução do Hino Nacional dos dois países, o comandante do CMSE e do Comando Sul dos Estados Unidos falaram à tropa, destacando entre outros pontos, a importância da missão para os dois países.

Abertura da CORE 2021 em Lorena (SP). (Foto:Allan Modesto/PortalR3)

As tratativas para um exercício conjunto deste porte entre os dois países começaram em 2010 e tem sua primeira edição em 2021, devendo seguir até 2028, sempre alternando o país que receberá os militares. No Brasil, o Comando Militar do Nordeste deverá o próximo anfitrião. O general Tomás destacou que a integração com outros paises vem acontecendo há algum tempo dentro do Exército Brasileiro. (vídeo)

O comandante também explicou o porque da região ter sido escolhida para receber esssa primeira edição do CORE. (vídeo)

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Dando seguimento ao exercício, havéra uma atividade de Assalto Aeromóvel em Cachoeira Paulista, na terça-feira, dia 7. Todas as demais ações acontecerão na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no Rio de Janeiro, e oencerramento no dia 16 de dezembro.

VEJA TAMBÉM

Botão Voltar ao topo