Começou a 6ª Mostra BID Brasil, que ocorrerá até 9 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O evento é realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança. O Ministério da Defesa (MD) e as Forças Singulares estão entre os expositores, agregando valor à iniciativa e contribuindo no propósito de projetar o Brasil no cenário internacional.
O estande do MD conta com ampla informação para fomento da Base Industrial de Defesa nacional aos visitantes. Durante o evento, a Secretaria de Produtos de Defesa da pasta destaca a importância da defesa da soberania do país, além de promover a tecnologia dos produtos, nacionalmente e internacionalmente.
A Marinha do Brasil apresenta uma exposição de primeiro mundo, com realidade virtual e bastante tecnologia. Os simuladores de paraquedas e de passadiço – sala de comando da embarcação – possibilitam experiências fidedignas iguais a dos militares em missões reais. No caso do simulador de paraquedas, o cidadão colocará o colete e o óculos de realidade virtual para ter a sensação de um salto de treinamento. Já com o simulador de passadiço, o visitante tem a oportunidade de manobrar a embarcação e vivenciar tempestades, ventanias, alterações no clima, em geral.
Com nomes de origem indígena, Tupi Guarani, o Exército Brasileiro expõe o Drone Mauru e o Blindado Guarani, para mostrar aos visitantes a dimensão da tecnologia nacional e promover a indústria de defesa. Segundo o Major Arthur, os projetos contribuem com a segurança do Brasil, bem como para a geração de empregos.
Com um protótipo em tamanho real do Gripen F-39, a Força Aérea Brasileira proporciona aos visitantes a emoção de entrar em uma aeronave de caça e aprender suas funcionalidades. Em paralelo, existe outro estande com simulador de comando, protótipos que auxiliam no envio de satélites ao espaço com precisão, entre outros.
Hoje (8), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, fará a abertura do painel “Base Industrial de Defesa – Proteção, desenvolvimento e geração de empregos”, às 10h. Na oportunidade, o titular da pasta apresentará os resultados mais recentes do setor.