“Tudo é possível”, essa é a descrição do sonho que o jovem sargento da EEAR (Escola de Especialistas de Aeronáutica), de 20 anos, Paulo Augusto Naldi Marcondes, utilizou para descrever a emoção de se tornar o zero-um entre 207 formandos da 253ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Turma Tupã.
Há cerca de dois anos começava a jornada para realizar um sonho: se tornar militar da Força Aérea Brasileira. Embora tenha nascido em Taubaté, foi em Pindamonhangaba que junto aos seus pais, Paulo Sergio Pereira Marcondes e Débora Maria Naldi Marcondes, criou laços enquanto estudava no Tableau, posteriormente passou a frequentar o Cotel (Colégio Técnico), em Lorena. Ele conta que percorrer o trajeto de mais de 50 km diariamente era cansativo, mas que valia a pena.
Motivado pela inspiração do avô, foi após concluir o Ensino Médio que viu acender o desejo de seguir a carreira militar. E embarcou na missão de disputar uma posição num dos concursos mais concorridos do país, em que a relação candidato/vaga pode ultrapassar a concorrência de 30 pessoas.
“Ninguém que se tornou grande, se tornou sozinho, acredito muito nessa frase! Sei que sem a minha família e amigos eu não estaria aqui e não seria metade do que sou hoje! Devo muito a eles”, afirmou.
Depois de pleitear a vaga, Paulo explica que foi um período de intensa dedicação com rotina árdua e de extrema dedicação para cumprir as tarefas necessárias. Mas, que “valeram a pena”. Devido às medidas de contenção da pandemia da Covid-19, ele teve de ficar um tempo a mais na escola.
Reconhecimento
Os últimos dois anos de dedicação do sargento foram reconhecidos durante a cerimônia de formatura realizada no dia 26 de novembro na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá (SP). Paulo recebeu a colocação da insígnia das mãos do presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL). Para ele, naquele momento, passou um verdadeiro filme em que reviveu a sua jornada na Escola de Aeronáutica.
Para os jovens que desejam seguir o exemplo, o militar aconselha que “as pessoas se dediquem e corram atrás dos seus sonhos, pois tudo é possível. Se dedique ao máximo e tenha fé em Deus!”
Premiações do sargento Paulo Augusto Naldi Marcondes
Primeiro colocado do Curso de Formação de Sargentos da Escola de Especialista de Aeronáutica – Guaratinguetá – SP.
PRÊMIO FORÇA AÉREA BRASILEIRA
O prêmio Força Aérea Brasileira é concedido ao formando que obtém a primeira colocação na classificação geral dos cursos de formação de oficiais e de formação de sargentos da aeronáutica.
PRÊMIO HONRA AO MÉRITO DO MINISTÉRIO DA DEFESA
O prêmio honra ao mérito do Ministério da Defesa é concedido aos primeiros colocados nas escolas de formação de oficiais e de formação de sargentos das forças armadas.
IMPOSIÇÃO DA MEDALHA EDUARDO GOMES – APLICAÇÃO E ESTUDO
A medalha “Eduardo Gomes Aplicação e Estudo”, destina-se a Incentivar a aplicação nos estudos e na instrução, remiar e dar relevo ao mérito intelectual de oficiais e praças do Comando da aeronáutica que venham a istinguir-se nas Atividades escolares, classificando-se como primeiro colocado em cursos da FAB.
– DA AFA: CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS AVIADORES, INTENDENTES, OU DE INFANTARIA
– do CIAAR: cursos e estágios de adaptação ao oficialato; curso de formação de oficiais especialistas;
– da EEAR: curso de formação de sargentos; curso ou Estágio de adaptação à graduação de sargento; curso de Aperfeiçoamento de sargentos;
– do ITA: curso de graduação em engenharia;
– da EAOAR: curso de aperfeiçoamento de oficiais;
– da ECEMAR: curso de comando e estado-maior