Controlar o cartão de crédito, seja em âmbito pessoal ou profissional, requer bastante cuidado com diversos aspectos. Um deles é evitar gastos que possam comprometer o orçamento. Desse modo, compras que ainda não há a garantia de que possa pagar são arriscadas.
Além disso, o controle de todos os gastos e o orçamento mensal devem ser acompanhados de perto. O registro de todos estes valores deve ser feito rotineiramente, para que não haja desajustes nas finanças ao fim do mês.
Dessa forma, evitar o pagamento de taxas e juros deve ser considerada uma meta. Isso porque estes valores são considerados inócuos, sem valorização. No entanto, há casos em que o pagamento de taxas pode trazer benefícios. Um exemplo disso é o cartão de crédito, uma das formas de pagamento mais utilizadas atualmente.
O cartão de crédito é uma ferramenta que pode ser utilizada de diversas formas, a fim de otimizar o controle das finanças, além de facilitar a compra em algumas situações. Entretanto, o uso do cartão de forma inadequada pode representar um risco sério para os orçamentos.
Portanto, conforme as condições financeiras, pessoais ou empresariais, o cartão de crédito deve ser utilizado. Em casos onde a compra de determinado produto é mais vantajosa pela internet, o uso do cartão pode representar uma economia ao final do mês. Isso porque há diversas oportunidades de desconto, tanto pelo uso do cartão, quanto pela compra online.
Entretanto, para empresas, o uso do cartão de crédito pode ser feito de forma corporativa. Desse modo, com o cartão corporativo, é possível controlar os gastos efetuados de maneira simples. Para casos onde os profissionais viajam a trabalho, essa pode ser uma alternativa de gerar o orçamento.
Compras online devem ganhar preferência
A otimização do orçamento pode ser realizada de diversas formas. Economizar em compras do cotidiano é uma destas formas. No entanto, estas economias devem ser feitas de maneira planejada, para que a aquisição não represente prejuízos no futuro.
Portanto, uma alternativa para realizar compras com descontos e formas de pagamento flexíveis são as lojas online. Em forte crescimento, as vendas pela internet têm se expandido cada vez mais pelo mercado. Dessa forma, é possível encontrar desde simples acessórios de uso pessoal até equipamentos de grande complexidade para empresas.
No entanto, junto com o crescimento das vendas online está o uso do cartão de crédito. Isso porque esta é a alternativa mais prática para realizar compras na internet. Com a possibilidade de parcelamento em até 12x sem juros, ainda é possível contar com descontos na rede conveniada.
Dessa forma, é possível considerar o cartão de crédito como alternativa mais indicada no que diz respeito às compras online. Entretanto, o uso do cartão deve ser feito de maneira responsável, caso contrário, os prejuízos podem ser grandes.
Um exemplo disso é o não pagamento da fatura mensal, que representa o aumento real da dívida, pela aplicação do crédito rotativo, considerado um dos juros mais elevados do mercado. Além disso, após três meses de inadimplência, a instituição financeira pode registrar seu nome ou da empresa em órgãos de proteção ao crédito
Use esta ferramenta para organização das finanças da empresa
Manter uma empresa superavitária é o principal desafio dos pequenos e médios empresários atualmente. Dessa forma, a alternativa é encontrar métodos de gerenciar o orçamento da melhor forma.
Uma alternativa para isso é investir em um setor financeiro que faça o gerenciamento de todos os gastos e receitas da empresa. Além disso, a criação de mecanismos de suporte para o orçamento da empresa se torna necessário. Isso se destaca ainda mais quando há a necessidade de trabalho externo de funcionários.
Portanto, as despesas da empresa fora do campo de fornecedores podem ser pagas com cartão de crédito corporativo. Com o uso do cartão corporativo, a empresa pode estipular o valor máximo dos gastos, bem como verificar quais são os pagamentos realizados. Desse modo, o controle dos gastos se dá de uma forma mais prática, possibilitando que todas as transações sejam notificadas em tempo real.
No entanto, o uso do cartão de crédito corporativo deve ser feito de forma cautelosa. Em casos onde o orçamento da empresa está comprometido e não há previsão de aumento das receitas, é recomendável que seja reduzido o uso do cartão ou contratado um empréstimo com garantia a fim de quitar as dívidas e reorganizar as finanças da empresa.
Além disso, é possível realizar compras e pagamentos mais acessíveis sem o uso do cartão corporativo. Isso porque, em casos de viagem, a reserva do hotel pode ser realizada de forma antecipada, com o pagamento à vista. Dessa forma, é possível contar com descontos exclusivos.
Evite o uso para pagamento de dívidas
Conseguir que as despesas ordinárias da empresa fiquem em dia e ainda ter poder de investimento no mercado deve ser considerado o principal objetivo de uma empresa. No entanto, com a instabilidade financeira, por vezes a empresa aumenta consideravelmente sua dívida.
Portanto, para que estas dívidas não se tornem um problema ainda maior, é preciso encontrar maneiras de amortizá-las inicialmente e quitar na medida do possível. No entanto, é indicado que não se utilize o cartão de crédito para efetuar pagamento de dívidas.
Isso porque o cartão é considerado um empréstimo de crédito, para ser pago posteriormente. No entanto, com os problemas financeiros, é possível que isso se torne uma bola de neve, fazendo com que a dívida inicial aumente consideravelmente.
Nesse caso, para o pagamento de dívidas, o ideal é optar por alternativas de crédito com juros menores, a exemplo do empréstimo com garantia de imóvel oferecido pela fintech CashMe. Assim, é possível amortizar as dívidas e evitar juros ainda maiores.