publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Imóvel comercial: é melhor comprar ou alugar?

Possuir ou não um imóvel comercial é uma questão muito importante a ser pensada por aqueles que estão prestes a iniciar sua vida como empreendedores. Ainda mais se esse planejamento inclui a busca por ajuda financeira, como a contratação de um empréstimo com garantia.

Além disso, outra dúvida é comum: entre alugar e comprar, qual poderia ser a melhor opção?

Alguns diriam que a compra seria a melhor opção, visto que, assim, é possível se livrar de uma das dívidas mais pesadas de um negócio. Entretanto, também existem pontos que tornam a compra desinteressante.

Por conta disso, no artigo de hoje, apresentaremos para você, nosso caro leitor, alguns pontos que poderão responder qual, entre a compra ou locação, será a melhor opção de imóvel comercial na sua situação.

Aproveite e boa leitura!

Comprar ou alugar? Entenda qual a melhor opção

Um imóvel comercial acaba se tratando de um lugar importante para qualquer um que deseje ser um empreendedor com loja física. Este é muito importante para o negócio, visto que o mesmo acaba servindo como ponto de referência do mesmo.

Afinal, é por ele que as pessoas irão saber onde você se encontra, e entrar em contato, caso precisem. Além disso, este ainda adiciona, e muito, para a divulgação local, onde, cada indivíduo que passar por sua loja, irá, ao menos, reconhecer o logo da mesma.

Um espaço físico ainda te permite possuir uma melhor alocação e distribuição de recursos. Deixá-lo da melhor maneira para se conduzir as atividades diárias necessárias será um grande diferencial em muitos processos de produção.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Entretanto, nem sempre a compra do local será a melhor ideia a ser executada. A locação, ainda que gere um gasto adicional que, por sinal, não é nada barato, lhe permite tomar outras ações em um curto período de tempo.

Vantagens de comprar

Ao realizar a compra de um imóvel comercial, já podemos notar a sua primeira diferença, e vantagem, em relação ao aluguel: nada de ter a obrigação de pagar uma taxa para utilizar o espaço e, mesmo que a compra seja realizada através de um crédito, como o empréstimo com garantia de imóvel, as taxas serão menores que um aluguel.

Afinal, por ser seu, aqui, será possível fazer o que desejar com o mesmo. A compra permite uma maior customização, trazendo a flexibilidade de moldar este ambiente ao gosto do próprio dono.

Benefício este que não vem apenas no início, onde começou suas atividades, mas que perdura por anos afora, visto que, mesmo depois de vinte anos, caso o proprietário venha a desejar por reformar novamente, este tem total liberdade para tal.

Além disso, não existe quaisquer preocupações em novas nomeações de proprietários. Existem casos onde os donos vendem o espaço, passando este para a frente, o que pode trazer uma situação de desconforto para o locatário.

E caso ainda o proprietário decida por encerrar suas atividades, este ainda pode servir-lhe como uma fonte de renda, fazendo do próprio uma propriedade para locação, com contratos mais longos e, portanto, uma fonte de renda confiável.

Vantagens de alugar

Já como vantagens de alugar um imóvel comercial, temos a alocação de recursos iniciais sendo um dos principais diferenciais para aqueles que fazem este tipo de acordo com o dono original.

Isso significa que será possível converter o dinheiro que foi separado para a construção em um maior investimento interno na empresa, o que irá refletir positivamente em seu lucro final.

Ainda que o aluguel acaba se transformando em um obrigação para aquele que for locatário, este lhe isenta de algumas obrigações, tal como o registro da propriedade, que podem ser uma dor de cabeça para aqueles que adquirem um imóvel.

Outro adicional é a facilidade em conseguir o ponto para começar a sua empresa. Geralmente, negociações com empresas responsáveis por imóveis comerciais tendem a ser muito mais tranquilas do que no caso de compra, por exemplo.

Conclusão

Seja para alugar ou para comprar, não resta dúvida que o imóvel comercial acaba sendo um diferencial para a sua empresa. O que é preciso observar apenas é qual o estado de sua empresa e avaliar qual destes irá lhe garantir o melhor benefício.

Dentre as condições que você terá que analisar caso opte pela compra do imóvel está a necessidade ou não de contratação de crédito.

Lembrando que, nesse caso, uma boa alternativa é o empréstimo com garantia, um modelo que oferece baixas taxas de juros e possibilidade de pagamento estendida. O que permite investir em um imóvel sem comprometer os rendimentos da sua empresa.

Botão Voltar ao topo