Em uma cerimônia realizada nesta sexta-feira, dia 17 de dezembro, o Subtenente Almir Ricardo Casagrande assumiu a função de Adjunto de Comando do 2º Batalhão de Engenharia de Combate – Batalhão Borba Gato, no lugar do recém promovido 2º tenente QAO Élinton José de Mello que estava na função desde dezembro de 2018.
.
• Confira a galeira de fotos do evento
.
Esta é a segunda vez que a unidade do Exército Brasileiro com sede em Pindamonhangaba (SP) realiza a passagem de adjunto de comando, função criada através de portaria do Estado-Maior do Exército em 10 de maio de 2016. A função tem como um dos objetivos distinguir o subtenente ou o primeiro-sargento que apresente destacada liderança, reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal. A ideia foi concebida com a finalidade de valorizar a carreira do graduado e para ser um facilitador na Comunicação entre o Comando e as praças.
O evento no Batalhão Borba Gato começou com a inauguração do retrato do 2º tenente J.Mello na sala do Adjunto de Comando, com a presença de familiares. Na sequência, teve início a formatura no pátio interno do Batalhão, abrilhantada pela banda do 5º Batalhão de Infantaria Leve, de Lorena.
A cerimônia seguiu com canto do Hino Nacional, palavras do adjunto subistuído e leitura da referência elogiosa feita pelo tenente-coronel Pedrosa ao militar que deixa a função. A leitura do currículo do novo adjunto precedeu o momento da transmissão da função, com os dois apresentando-se, na sequência, ao comandante da Unidade.
O novo adjunto de comando, o subtenente Almir Ricardo Casagrande, começou sua carreira no Exército Brasileiro no Batalhão Borba Gato, em 1995. De lá para cá, formou-se na Escola de Sargentos das Armas, integrou o contingente das Forças Armadas do Brasil que atuaram no Haiti, realizou diversos cursos em várias áreas dentro da Instituição e, atualmente, desempenhava a função de chefe de Comunicação Social do Batalhão.
A formatura em Pindamonhangaba foi encerrada com o desfile da tropa.