publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: “Batalhão Borba Gato” tem novo Adjunto de Comando

Função foi criada pelo Exército Brasileiro em 2016

Em uma cerimônia realizada nesta sexta-feira, dia 17 de dezembro, o Subtenente Almir Ricardo Casagrande assumiu a função de Adjunto de Comando do 2º Batalhão de Engenharia de Combate – Batalhão Borba Gato, no lugar do recém promovido 2º tenente QAO Élinton José de Mello que estava na função desde dezembro de 2018.
.
• Confira a galeira de fotos do evento
.
Esta é a segunda vez que a unidade do Exército Brasileiro com sede em Pindamonhangaba (SP) realiza a passagem de adjunto de comando, função criada através de portaria do Estado-Maior do Exército em 10 de maio de 2016. A função tem como um dos objetivos distinguir o subtenente ou o primeiro-sargento que apresente destacada liderança, reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal. A ideia foi concebida com a finalidade de valorizar a carreira do graduado e para ser um facilitador na Comunicação entre o Comando e as praças.

O evento no Batalhão Borba Gato começou com a  inauguração do retrato do 2º tenente J.Mello na sala do Adjunto de Comando, com a presença de familiares. Na sequência, teve início a formatura no pátio interno do Batalhão, abrilhantada pela banda do 5º Batalhão de Infantaria Leve, de Lorena.

Galeria de Adjuntos de Comando no Batalhão Borba Gato.  ST Almir (direita) ao lado do 2º Ten QAO J.Mello e do 1º Ten QAO Harfouche, primeiro adjunto do Batalhão. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

A cerimônia seguiu com canto do Hino Nacional, palavras do adjunto subistuído e leitura da referência elogiosa feita pelo tenente-coronel Pedrosa ao militar que deixa a função. A leitura do currículo do novo adjunto precedeu o momento da transmissão da função, com os dois apresentando-se, na sequência, ao comandante da Unidade.

Momento da transmissão e recebimento da função. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

O novo adjunto de comando, o subtenente Almir Ricardo Casagrande, começou sua carreira no Exército Brasileiro no Batalhão Borba Gato, em 1995. De lá para cá, formou-se na Escola de Sargentos das Armas,  integrou o contingente das Forças Armadas do Brasil que atuaram no Haiti, realizou diversos cursos em várias áreas dentro da Instituição e, atualmente, desempenhava a função de chefe de Comunicação Social do Batalhão.

A formatura em Pindamonhangaba foi encerrada com o desfile da tropa.

Botão Voltar ao topo