A Prefeitura de São José dos Campos, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), realizou na quarta-feira (22) a entrega de seis animais de médio e grande porte, entre bovinos e equinos, para tutores que finalizaram o processo de adoção.
Assim como na Feira de Adoção de Pets, o processo para animais de médio e grande porte também segue critérios que são informados somente durante a visita no CCZ. Ao todo, foram colocados para adoção 36 animais, entre equinos, muares e um bovino. A maioria vivia solta em via pública em situação de maus tratos.
Após 50 agendamentos de interessados, oito tiveram o processo de adoção completado e dois ainda aguardam a organização de transporte por parte do adotante. O morador do bairro do Turvo, na região norte, Carlos Alberto, de 35 anos, estava no CCZ nesta quarta-feira para buscar os dois novos integrantes do seu sítio, um bovino e um equino.
“Fiquei sabendo da feira de adoção por um amigo e adotei um boi e um cavalo”, conta Carlos, revelando que a adoção também é um presente para o filho Luis Gustavo, de dois anos.
“É pro meu filho. Ele é doido por cavalo e esses animais. É um presente natal”, completou Carlos.
O objetivo da feira de adoção é justamente esse: tirar esses animais abandonados de vias públicas e dar um tutor a eles. Há o compromisso da posse responsável. Eles precisam, portanto, zelar por seus cuidados e oferecer carinho em seus novos lares.
Os interessados nos animais de grande porte podem procurar o CCZ, que fica na rua George Willians, 581, no Parque Industrial.