publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: crianças e adolescentes de abrigos ganham presentes de Natal

Os presentes foram entregues nesta sexta e irão alegrar o Natal de bebês, crianças e adolescentes que moram nos abrigos municipais. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, entregou na quinta-feira (23) presentes recebidos através de doações para bebês, crianças, adolescentes e crianças e adolescentes com deficiência que moram em seis abrigos femininos e masculinos mantidos pela Administração municipal através de parcerias com entidades sociais e OSCs (Organizações da Sociedade Civil).

As bolas, bonecas, brinquedos, panetones e doces são o resultado de uma grande corrente do bem. Mais do que presentes de Natal, são gestos de amor, carinho, atenção, solidariedade e cuidado para com quem convive com tantas dificuldades ao longo do ano, mas não perde a esperança de um futuro melhor.

Alguns panetones foram feitos pela responsável pela oficina de culinária do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Jardim Mariana 2, na região leste.

O Cras Eugênio de Melo, na região leste, e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Sul contribuíram com brinquedos. As coordenadoras e representantes das três unidades da Prefeitura participaram da distribuição dos presentes.

“Esta ação que fizemos hoje é uma iniciativa que alegra os corações destas crianças e adolescentes, pois se sentem lembrados e apreciados. A proteção de nossas crianças e adolescentes é dever de todos nós”, disse a psicóloga Nicole Nöthen de Oliveira, referência técnica da Prefeitura para os abrigos para crianças e adolescentes.

“É mais do que doar e entregar presentes. É mostrar para estas crianças e adolescentes que eles são importantes para nós”, afirmou o empresário Eduardo Piloto, membro de uma entidade social de São José e um dos doadores dos brinquedos.

Esperança
As lideranças das entidades que administram os abrigos destacaram a importância da iniciativa adotada pela Prefeitura para alegrar o Natal das crianças e adolescentes.

“É um momento de muita alegria para nossas crianças, em que elas se sentem amadas e acolhidas. Receber presentes ajuda a alimentar a esperança de mudança de suas histórias de vida”, disse Monique Vilas Boas, coordenadora das unidades de acolhimento de meninos e meninas de 7 a 12 anos.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Estes presentes que recebemos são de suma importância, proporcionando muita alegria para nossos meninos e meninas. Natal é isto: união, presente e partilha”, afirmou Sílvia Helena Barbosa de Oliveira, presidente da entidade que administra o abrigo para crianças com deficiência.

Proteção social
As unidades de acolhimento para crianças e adolescentes são serviços de alta complexidade da Proteção Social Especial e são imprescindíveis para a garantia de direitos dos acolhidos contra situações de violência e negligência que possam ter sofrido.

As equipes multidisciplinares, formadas por psicólogos, assistentes sociais e educadores, trabalham para proteger e cuidar do bem-estar dos meninos e meninas, em conjunto com os funcionários das unidades dos Cras e Creas e representantes de outros serviços da rede de garantia de direitos, como Conselho Tutelar, sistema Judiciário e redes públicas de saúde e educação.

Corrente do bem
“Ficamos muito felizes com as doações e presentes, que tornarão mais alegre e colorido o Natal dos nossos adolescentes. Com este carinho, eles se sentem importantes para a sociedade e isto faz toda a diferença”.
Patrícia Pereira, Psicóloga dos abrigos masculino e feminino para adolescentes

“É um momento de muita felicidade, que demonstra o reconhecimento da sociedade ao nosso trabalho. Tudo que fazemos significa muito para os nossos bebês”.
Dulce dos Santos Theodoro, Gestora da unidade de acolhimento para bebês de 0 a 6 anos

“A Prefeitura de São José está de parabéns por esta iniciativa. A partilha é sempre muito importante, ainda mais no Natal”.
Sílvia Helena Barbosa de Oliveira, Presidente da entidade que administra o abrigo para crianças com deficiência

“Vocês não sabem a felicidade que estão proporcionando para nossas crianças com estes presentes. Elas se sentirão lembradas e terão um Natal mais alegre”.

Monique Vilas Boas, Coordenadora das unidades de acolhimento de meninos e meninas de 7 a 12 anos

Botão Voltar ao topo