publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Os Trapalhões estreiam na TV Brasil com 15 longas-metragens

“Os Saltimbancos Trapalhões” é uma das atrações da programação. (Foto: reprodução)

A TV Brasil agora conta com parte da filmografia de Os Trapalhões em seu catálogo de longas-metragens. As produções da trupe, que levaram milhões de pessoas aos cinemas no país, entraram para a grade da emissora pública na faixa Cine Retrô na terça-feira (21) com a exibição de “O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão”.

Formado por Renato Aragão (Didi), Dedé Santana, Mussum e Zacarias, o grupo de comediantes marcou gerações com o seu jeito de fazer humor. Os títulos adquiridos pelo canal têm temas diversos e vão desde as paródias de filmes clássicos a versões bem-humoradas de histórias conhecidas.

Além da trupe de Os Trapalhões, as obras contam também com presenças ilustres de artistas brasileiros, como Lucinha Lins, Jorge Lafond, Tião Macalé, Raul Cortez, Betty Goffman, entre outros atores, músicos e personalidades do país.

No total, 15 longas-metragens produzidos entre os anos de 1967 e 1990 vão ao ar na TV Brasil: “Adorável Trapalhão” (1967); “Dois na Lona” (1968); “Bonga, o Vagabundo” (1971); “Ali Babá e os 40 Ladrões” (1972); “Robin Hood, o Trapalhão da Floresta” (1974); “O Trapalhão na Ilha do Tesouro” (1975); “Simbad, o Marujo Trapalhão” (1976); “O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão” (1977); “O Cinderelo Trapalhão” (1979); “Os Saltimbancos Trapalhões” (1981); “O Cangaceiro Trapalhão” (1983); “Os Trapalhões e o Rei do Futebol” (1986); “Os Trapalhões no Auto da Compadecida” (1987); “Os Fantasmas Trapalhões” (1987); e “Os Três Mosqueteiros Trapalhões” (1990).

Primeiros filmes estreiam com programação de verão
Na segunda-feira (20), a programação de verão ganhou as telas da emissora pública com atrações inéditas. Já na terça (21), às 22h30, o canal apresentou “O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão”. Na trama, os amigos Pilo (Renato Aragão) e Duka (Dedé Santana) ganham a vida em brigas simuladas nas praças públicas, enquanto Fumaça (Mussum) recolhe apostas.

Pensando que são homens corajosos, a jovem Glória (Monique Lafond) contrata os três para uma expedição às minas do Rei Salomão, onde seu pai, o arqueólogo Aristóbulo (Carlos Kurt), é prisioneiro. A moça oferece como prêmio um fabuloso tesouro desconhecido do qual ela tem a única pista existente. Pilo logo se apaixona por ela que, no entanto, está interessada em Alberto (Francisco Di Franco), também integrado à expedição.

Na quinta-feira (23), em mesmo horário, a TV Brasil leva ao ar outro longa da coletânea, “Os Fantasmas Trapalhões”. Didi, Dedé, Mussum e Zacarias vendem artesanato na beira da estrada quando são surpreendidos por uma perseguição de carros. Após um acidente, eles socorrem o velho Giovanni (Wilson Grey) que antes de morrer revela o esconderijo de uma fortuna. É o dinheiro roubado de um banco na Itália pelo qual é oferecida uma recompensa de cinco milhões de dólares.

Com a ajuda do delegado Augusto (Gugu Liberato), os quatro vão em busca do dinheiro num castelo assombrado e distante. No encalço deles, estão os bandidos e durante a aventura Didi se apaixona pela cigana Ruth (Carla Daniel) e Augusto pela jovem Leila (Bia Seidl).

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

E no domingo (26) às 16h, o canal exibiu a obra “Os Saltimbancos Trapalhões”. Funcionários humildes, os amigos Didi, Dedé, Mussum e Zacarias transformam-se na principal atração do circo Bartholo graças à capacidade que possuem de fazer o público rir. Por isso, eles encaram a oposição do perverso mágico Assis Satã (Eduardo Conde) e a ganância de Barão (Paulo Fortes), dono do circo.

Didi gosta da bailarina Karina (Lucinha Lins), filha do Barão, mas a moça prefere ficar com o acrobata Frank (Mário Cardoso). O rapaz é desejado pela domadora de leões Tigrana (Mila Moreira). Após enfrentarem as mais diversas aventuras, grandes perigos e situações atrapalhadas, a trupe consegue transformar o circo numa comunidade feliz onde todos que trabalham têm os seus direitos respeitados.

Cine Retrô
A faixa Cine Retrô, da TV Brasil, resgata longas-metragens que marcaram época no país. Os clássicos trazem performances de personalidades da dramaturgia brasileira, como Grande Otelo, Ronald Golias e Dercy Gonçalves. Cópias remasterizadas em cores das comédias do saudoso humorista e diretor Amácio Mazzaropi também são exibidas.

Todo esse material faz parte do acervo de audiovisual da EBC, que reúne mais de 1,5 milhão de documentos que contribuem para preservação da cultura do país.

Serviço
Cine Retrô – Os Trapalhões
Terças e quintas, às 22h30 / reprise às 03h45
Domingos, às 16h e 03h30

* Com informações da EBC

Botão Voltar ao topo