O ano de 2021 foi desafiador para a Educação no mundo todo. Em São José dos Campos, a rede de ensino municipal trabalhou desde o início do ano letivo, em fevereiro, para manter as escolas abertas com segurança, garantindo o direito à Educação para mais de 70 mil alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, com cuidado e respeito, distribuindo mais de 6.6 milhões de marmitas de merenda, EPI’s para todos, inovando e investindo na Educação.
Os projetos inovadores e as novidades lançadas no ano de 2021 tiveram o foco no desenvolvimento dos profissionais da Educação e na formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos com habilidades e competências que os preparem para o futuro.
Dentre os mais de 70 mil alunos das 162 escolas municipais, destacamos algumas histórias de inspiração e exemplos do poder transformador da Educação.
Orgulho da escola
“Minha escola é dez, tenho orgulho de estudar aqui e, para onde vou, levo o nome da escola Palmyra Santanna”, destaca o simpático José Roberto da Silva, 57 anos, estudante da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Emef Profª Palmyra Santanna, na Vila Industrial.
Há três anos frequentando a EJA noturna, o sr. José destaca a importância do estudo e da acolhida que recebeu pela equipe da escola.
“Quis voltar a estudar para ser um cidadão mais esclarecido, ter informação sobre as coisas que acontecem no mundo. A Educação abre a nossa mente, nos ensina muito sobre a vida, gosto de estudar e quero continuar, vou cursar o Ensino Médio e quem sabe um dia uma faculdade”, destaca.
Inspiração na escola
Na região sudeste da cidade, as estudantes de 13 anos, Isadora Nunes da Silva e Alice Martins vivenciaram o sonho de serem escritoras. Inspiradas nas aulas e motivadas pela equipe da Emef Profª Maria Antonieta Ferreira Payar, no Pinheirinho dos Palmares, as adolescentes transformaram suas ideias e desenhos em livros artísticos, lançados durante o sarau da escola no início deste mês.
Para Alice, a ideia surgiu do passatempo que ela tem em casa, que é escrever e desenhar. Já Isadora, busca nos desenhos uma forma de expressar ideias e sonhos. “Minha inspiração maior foi a professora e a escola. Gosto muito de ler, no livro eu quis mostrar alguns desenhos e como a arte é importante na vida para a gente se expressar e aprender mais”, disse.
“Gosto muito da minha escola, me sinto bem aqui, tenho bons professores e fiquei feliz com o livro. Para o futuro quero conhecer outros países e morar um tempo no Canadá”, conta Isadora.
Exemplo da escola
De sorriso tímido, voz decidida e fala tranquila, Luiz Henrique Rodrigues Abrão, 13 anos, da Emef Profº Geraldo de Almeida, no Pousada do Vale, praticante de judô há oito anos, representou a escola e sua comunidade nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), em novembro, no Rio de Janeiro.
O aluno, que participou do programa Atleta Cidadão e atualmente treina e compete pela Associação Desportiva da Polícia Militar (ADPM), conquistou o 5º lugar na competição nacional e se prepara para novos sonhos.
“Treino duas vezes por dia, de segunda a sexta-feira. O judô é muito importante para mim, o esporte ensina a cuidar da saúde, ter respeito e disciplina. Este foi o primeiro campeonato brasileiro que participei, meu sonho é crescer no esporte, estudar e um dia poder chegar em uma olimpíada e ver que todo esforço que fiz com minha família valeu a pena”, diz Luiz.
“Os meus professores me apoiam muito no judô, o diretor é companheiro e incentiva os esportes, assim como toda escola. Gosto de estudar na Emef Geraldo Almeida, tem ótimos professores, ambiente bom e acolhedor, isso ajuda a estudar e crescer feliz”, destacou o judoca.