O Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence recebeu nesta quinta-feira (23) um reconhecimento da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), pelo trabalho realizado na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, por meio de uma intervenção integral a favor da saúde da mulher e da criança.
No serviço, as doadoras são as mães que estão amamentando, mas com excedente de leite. Atualmente, o banco de leite de São José dos Campos está com 51 doadoras cadastradas.
Cada doadora recebe um kit, que contém um frasco de vidro esterelizado, gorro e máscara. A coleta é feita no próprio domicílio e uma semana depois, uma equipe passa para a retirada do leite.
O leite humano ordenhado cru, quando chega no Banco de Leite, passa por uma seleção, classificação, processamento e controle de qualidade, para na sequência, ser distribuído aos recém nascidos internados na UTI Neonatal do Hospital Municipal e hospital particulares que solicitam.
A equipe do Banco de Leite também realiza visitas no alojamento conjunto do Hospital Municipal para orientar as puérperas. As nutrizes com dificuldade na amamentação, assim como as mulheres interessadas na doação podem procurar o serviço pelo telefone 3901-3507.