A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou na noite do dia 15 de janeiro, o novo monumento em homenagem a João Carlos de Oliveira, o João doPulo, ganhador de duas medalhas olímpicas e que por quase 10 anos foi recordista mundial do salto triplo com a marca obtida nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México em 1975.
O conjunto da obra fica na rotatória da avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, principal via de acesso para quem chega à Princesa do Norte pela via Dutra, espaço que desde 2002 homenageia o ex-atleta que também ganhou três títulos da Copa do Mundo de Atletismo e foi tetracampeão pan-americano.
O espaço é um dos locais que presta homenagem ao ídolo em sua terra natal. Em 2002, ali foi instalada uma obra realizada pelo artista Sidney Lizardo que permanceu por lá até 2020, quando em agosto daquele ano a prefeitura anunciou que faria uma revitalização e trocaria a obra. Em 26 de novembro de 2020, uma nova estátua, feita por Irineu Migliorini foi instalada, mas recebeu muitas críticas e acabou sendo retirada um dia depois. Após o episódio, a prefeitura buscou uma nova solução e coube ao artista espanhol Hugo Lukas, morador de Lagoinha (SP), a missão de criar a nova homenagem que agora pode ser vista por aqueles que passam por aquela região.
Durante o evento que reuniu, entre outros, autoridades municipais, familiares do ex-atleta, amigos e convidados, os feitos do medalhista olímpico foram relembrados e celebrados pelos presentes. Um vídeo com João Carlos de Oliveira agradecendo após receber uma homenagem seguido do famoso salto triplo com a marca de 17,89, recorde mundial que durou quase 10 anos, emocionou os presentes e antecedeu a inaguração da nova estátua.
A nova obra tem 8 metros de altura e foi construída em fibra de vidro com estrutura metálica, recebendo uma pintura no com efeito de bronze envelhecido. De acordo com Hugo Lukas o projeto foi realizado em três meses e contou com a visita de familiares ao longo do processo. O artista enfatizou que foi um grande desafio , mas ao mesmo tempo, uma oportunidade de mostrar a sua arte para a região. (vídeo)
Hugo Lukas também explicou que a obra foi feita meio esculpida e meio moldada. (vídeo)
O prefeito Isael Domingues falou sobre a nova obra e sobre sua importância. (vídeo)
Isael Domingues também falou sobre a primeira obra, aquela instalada em 2002, que foi direcionada e instalada sem os tubos no Centro Esportivo “João Carlos de Oliveira” e também sobre a obra de Irineu Migliorini. (vídeo)
O homenageado João Carlos de Oliveira morreu em 1999, aos 45 anos. Ele faz parte do Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB), iniciativa para eternizar os grandes nomes do esporte nacional.
Transmissão ao vivo
VEJA TAMBÉM
¤ Estátua do “João do Pulo” é retirada da rotatória na entrada de Pindamonhangaba
¤ VÍDEO: Obra em homenagem a “João do Pulo” é instalada na entrada de Pinda
¤ Rotatória “João do Pulo” terá um novo monumento em homenagem ao atleta do salto triplo