A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), vem registrando um crescimento nos casos positivados para Covid-19 no município.
Concomitante a isso, há também um aumento no número de atendimentos de síndromes gripais, conforme é divulgado pelos canais oficiais da administração municipal e observado um cenário similar no restante do país.
Por meio dos órgãos de Saúde e do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, a Prefeitura realiza diariamente acompanhamentos epidemiológico e hospitalar, que servem de base para tomada de decisões em prol da segurança da população sebastianense.
Com os dados desses acompanhamentos – em novembro, foram cerca de 2.600 atendimentos; em dezembro, o número quadriplicou e passou da marca dos 10 mil atendimentos – foi possível identificar e tomar providências diante do aumento no atendimento hospitalar relacionado a sintoma respiratório:
– Foi realizada uma otimização na estrutura médica e hospitalar do município para poder atender a demanda que sobrecarrega o sistema municipal de saúde;
– A Prefeitura publicou um decreto com novos direcionamentos diante do avanço da doença, como a volta do modelo home office por profissionais da administração municipal;
– Houve a suspensão dos shows de verão que, ainda que de pequeno porte para evitar aglomeração de pessoas, poderiam facilitar a transmissão dos vírus.
A boa notícia é que, mesmo com números elevados, o quadro de internações continua baixo. Um dos fatores que contribuíram para esse diagnóstico é a vacinação contra Covid-19 em andamento em todas as unidades de saúde do município. Segundo o que as equipes de Saúde têm observado, o fato gerou uma mudança no quadro dos novos contaminados ou recontaminados, a maioria de vacinados, com uma forma mais branda da doença e de baixa taxa de internação e gravidade.
Mesmo com a vacinação em estágio avançado no município, a Prefeitura de São Sebastião solicita a todos que continuem seguindo os protocolos sanitários, como uso de máscara e álcool 70%, e respeitem o distanciamento social, medidas que auxiliam a inibir a transmissão tanto da Covid-19 quanto da H3N2.
Índices da Covid-19 e de síndromes gripais
De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na sexta-feira (14), mais 194 novos casos de Covid-19 foram computados aos índices do município e há 361 pacientes em acompanhamento. O número de pessoas em quarentena domiciliar não atingia esse patamar há oito ou nove meses, quando em março e abril de 2021 o registro passava da marca dos 300.
Durante o mês de dezembro, a média era de um caso de Covid-19 por semana; no mês de janeiro, já é registrada na Unidade de Pronto Atendimento do Centro uma proporção de quatro positivados para cada 10 pacientes testados.