As bibliotecas públicas municipais retomaram o atendimento presencial no dia 6 de julho de 2021, depois de um longo período funcionando com o sistema drive thru. Com esse sistema, foram realizados aproximadamente 250 empréstimos de livros. No final do ano, foram contabilizados 3800 empréstimos de livros.
Em um mundo tão conectado, principalmente depois do isolamento social, quando tudo ficou muito mais digital, perceber que o interesse por livros físicos permanece é muito esperançoso para o setor cultural do município.
2021 também foi o ano em que todas as bibliotecas públicas do município foram inscritas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), de maneira que tenham visibilidade em todo território nacional.
Além disso, em 2021 as bibliotecas tiveram 291 novos clientes e 2.427 novos livros foram colocados em circulação (adquiridos por meio da Lei Aldir Blanc, Senac Unidade Campos do Jordão, Senac Unidade Pindamonhangaba, Sistema Estadual de Bibliotecas (Siseb) e doações de munícipes).
“O desafio em gerir um setor público é grande, ainda mais cinco unidades, principalmente quando cada uma adota um discurso. É preciso a todo tempo, lembrar os 20 colaboradores (funcionários, estagiários, bolsistas) que, embora estejamos cada um de um lado da cidade, respeitando as especificidades de cada unidade, somos uma única equipe. Por isso faço questão de estar presente nas bibliotecas. Quando todas unidades começaram a adotar procedimentos iguais e ter um mesmo discurso, o trabalho tornou-se mais fluido”, conclui o gestor de bibliotecas, Mauro Celso Barbosa.