Um dos principais símbolos da tradição caiçara de Ilhabela, a Canoa Vencedora chegou na manhã desta quarta-feira (26) ao Parque Fazenda Engenho D’Água, onde ficará exposta para visitação.
Após restauração das partes danificadas e dedetização, realizada para oferecer à canoa mais proteção, a “Vencedora” estará agora num lugar coberto, com todo o cuidado e manutenção que este símbolo caiçara merece.
“É gratificante ver o resultado do processo de restauração da canoa “Vencedora”. Encontramos esse importante patrimônio cultural do município largado, tomando chuva, sem manutenção e cuidado. Agora, todos poderão ter acesso para visitação deste ícone da tradição e cultura caiçara da nossa cidade”, destacou o prefeito Toninho Colucci.
Vencedora
A canoa-de-voga “Vencedora”, tem cerca de 11 metros de comprimento e escavada em um tronco de Jequitibá. A “Vencedora” foi doada para a Prefeitura de Ilhabela pela caiçara de origem nipônica Renato Kengo Imakawa, que a herdou de seu avô, Bungoro Naka. O avô de Renato havia comprado a canoa de um homem chamado Ernesto Tagé, um dos últimos senhores de engenho da ilha, proprietário do antigo engenho de aguardente da Praia do Jabaquara.