A Sabores da Praia, associação gastronômica formada por empresários do setor, que reúne restaurantes e bares do litoral norte de São Paulo, definiu novas ações para valorizar e fomentar a gastronomia típica e artesanal da região, com ações pontuais nas mídias especializadas em Gastronomia, Culinária e Turismo de todo o País.
A ideia é a de promover e fomentar o setor durante todo. Também fazem parte da associação gastrobares, cafeterias, padarias, cervejarias artesanais, docerias, chocolaterias, hamburguerias, pizzarias, quiosques de praia e bistrôs.
Entre as ações está a publicação de um guia anual de capa com a relação de todos os restaurantes associados, com fotos dos pratos mais solicitados, ficha técnica, receitas e perfil do chef, e a criação de um aplicativo, no qual os clientes poderão escolher o restaurante de sua preferência, acessar o menu, fazer reservas e acessar fotos dos pratos, entre outras propostas de divulgação.
“Quando tudo voltar ao normal, a Sabores da Praia irá realizar o 1ª Festival Gastronômico do Litoral Norte, reunindo todas as cidades envolvidas, aproveitando a grande demanda por restaurantes de diversas nacionalidades existentes na região”, explica Jéssica Aquino, gerente de marketing da associação.
Segundo ela, todos os pratos participantes dos festivais terão valores únicos, para que qualquer morador ou turista tenha oportunidade de saborear os mais variados tipos de sabores. Jéssica acrescenta que o projeto também irá organizar concursos, coquetéis e lançamentos.
Press Foods
A plataforma já vem realizando “press foods”, ação na qual jornalistas especializados em Gastronomia, Culinária e Turismo são convidados a conhecer os restaurantes associados para fazer degustações dos pratos sugeridos pelos chefs, assim como já ocorre com a versão de inverno Sabores da Montanha, implantado em Monte Verde (MG), Gonçalves (MG), Campos do Jordão (SP), São Bento do Sapucaí (SP), Santo Antônio do Pinhal (SP), Cunha (SP), entre outras cidades. “Vamos utilizar nossa própria assessoria de imprensa para divulgar as ações do Sabores da Praia e os pratos dos restaurantes participantes”, acrescentou.
“Com essas e outras ações que serão implementadas, a ideia é atrair e manter um índice de ocupação na baixa temporada, já que a região do litoral norte enfrenta a questão da sazonalidade, agravada ainda mais pela pandemia. Muitos dos estabelecimentos vêm enfrentando a crise com doses de criatividade, mas uma boa divulgação sempre será bem-vinda”, destaca.
Selo de Qualidade
Todos os restaurantes associados recebem um selo de qualidade. “Desta forma, o cliente saberá que o estabelecimento é membro do Sabores da Praia, sinônimo de gastronomia de qualidade, requinte e bom gosto, e que obedece a critérios estabelecidos pela plataforma”, conclui Jéssica Aquino.