Taubaté reformula e amplia PS Ginecológico Obstétrico

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Saúde, inicia no mês de fevereiro as obras para reformulação e ampliação do Pronto Socorro Ginecológico Obstétrico (PSGO) do Hospital Universitário de Taubaté (Hmut).

O projeto propõe a reformulação do já existente Pronto Socorro Ginecológico Obstétrico e a criação de 3 salas de PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto). A medida visa atender pacientes de Taubaté e das cidades que compõem a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN).

O objetivo é ofertar melhor atendimento às gestantes, proporcionando atendimento mais humanizado e seguro, com ambientes mais acolhedores e modernos. A reforma irá adequar a ambiência, possibilitando que os períodos clínicos do parto sejam assistidos no mesmo ambiente com a presença de acompanhante, propiciando mais conforto, privacidade e segurança. Os tradicionais pré-partos coletivos serão transformados em espaços individualizados de pré-parto, parto e pós-parto imediato (PPP) com acesso a banheiro individual, em que a mulher possa desenvolver todo processo de trabalho de parto, parto e pós-parto, com posterior transferência para o alojamento conjunto. A ação irá otimizar e melhorar os fluxos de atendimento no PSGO e Centro Obstétrico.

Atualmente, o Pronto Socorro Ginecológico Obstétrico (PSGO) disponibiliza atendimento 24 horas, sendo referência na gestação de alto risco para 39 municípios. São realizados cerca de 3.500 partos por ano, além de atendimentos de urgência e outros procedimentos ginecológicos.

Hoje, o espaço do PSGO é constituído da seguinte maneira: 3 consultórios, 1 pré-parto, 1 sala de medicação e 1 Sala de Observação/Emergência. Já o Centro Cirúrgico- Obstétrico é composto por: 3 salas de parto cirúrgico, 1 sala de recuperação pós-anestésica, 1 sala de assistência ao recém-nascido.

Já a proposta de melhoria inclui no PSGO: 3 consultórios, 1 sala de medicação/observação e 1 Sala de Classificação de Risco. No Centro Obstétrico a melhoria inclui: 3 salas de P.P.P, 1 sala de parto cirúrgico, 1 sala de pré-parto e 1 sala de assistência ao recém-nascido. Já no Centro Cirúrgico- Obstétrico, as mudanças se referem a: manutenção de 2 salas de parto cirúrgico, 1 sala de recuperação pós-anestésica e 1 sala de assistência ao recém-nascido.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Serão destinados quase 1, 5 milhão em recursos financeiros para a obra.

Botão Voltar ao topo