publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Professor da rede pública de Pinda é premiado em evento literário em Taubaté

Atualmente, ele atua na escola estadual Doutor João Pedro Cardoso; meta é estimular a paixão literária

Professor premiado em Taubaté. (Foto: Acervo pessoal)

O professor da rede pública de Pindamonhangaba, José Augusto Ribeiro, foi um dos premiados no concurso literário municipal “Taubaté dos Iluminados”, na última semana. O evento aconteceu no hall do Edifício Félix Guisard, a CTI.

Ribeiro afirmou que essa foi a primeira vez em que participou de um concurso literário. Atualmente, ele leciona somente na escola estadual João Pedro Cardoso, no Jardim Rosely. Para disputar o concurso, era preciso que fosse taubateano e produzisse uma obra totalmente autoral. Foi aí que surgiu a proposta do romance “Os Novos Guardiões: O ressurgir das lendas “, no livro ele buscou favorecer a cultura regional.

A disputa que ocorreu ainda em novembro, por meio de edital, visava premiar escritores em reconhecimento e qualidade intelectual. Todas as obras premiadas inéditas e foram classificadas conforme a qualidade, originalidade e valorização da cultura.

O professor esclareceu que embora tenha outro livro publicado, destinado ao público infantil, ainda é difícil bancar as produções, sem apadrinhamento. Por isso, ele buscou criar um roteiro que conseguisse prosseguir até o final. Em “Os Novos Guardiões”, Ribeiro explicou que teve de analisar a construção das personagens, uma vez que se tratam de seres com poderes.

Premiação realizada em Taubaté. (Foto: Acervo pessoal)

A paixão por literatura também adentra às salas de aula. Ele enfatizou que procura estimular o gosto pela leitura de novos títulos para os estudantes, como meio de mostrar a informação e trazer a atenção.

“Sempre que eu cito algum livro em sala, dois ou três dias depois o pessoal da sala de leitura sempre vem falar olha você indicou um livro em sala de aula e o aluno foi lá procurar. Então, sempre alguém vai sentir interessado. Pela paixão que você tem ao apresentar o livro e mostrar aquela história como algo atraente. Alguns alunos vão comprar aquela ideia e vão querer imediatamente participar desse mundo de conhecimento que a literatura promove”, finalizou.

Conforme informações da Capital Nacional da Literatura Infantil, deve ocorrer uma segunda edição do concurso literário ainda em 2022.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo