publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté destinou 26,9% do orçamento de 2021 para saúde

Fábio Cruz, Fabrício Velasco, Mário Peloggia, Rodson Lima Bobi e Danielison Silva. (Foto: Fernanda Maria)

A Prefeitura Taubaté destinou R$102,4 milhões para a saúde em 2021, o que representa 26,9% do orçamento total do município no ano. Com isso, a cidade ultrapassou em mais de 10 pontos percentuais o piso estabelecido pela lei federal, que define o repasse mínimo para o setor em 15%.

A prestação de contas da saúde referente ao terceiro quadrimestre de 2021 foi realizada na Câmara de Taubaté em audiência presidida pelo vereador Rodson Lima Bobi (PSDB) na quarta-feira, 23, e contou com a participação de Alberto Barreto (PRTB), Elisa Representa Taubaté (Cidadania), Jessé Silva e Moises Luciano Pirulito, do PL, João Henrique Dentinho e Richardson da Padaria, do União, Marcelo Macedo e Paulo Miranda, do MDB, Neneca Luiz Henrique (PDT), Serginho (Progressistas), Talita Cadeirante (PSB) e Vivi da Rádio (Republicanos).

O secretário de Saúde, Mário Peloggia, destacou que a queda gradativa no número de casos de covid-19 nos últimos meses de 2021 permitiu a ampliação de ações da pasta, como a destinação de 22 leitos de internação no Hospital Municipal Universitário (H-Mut) para retaguarda de internações que estavam sendo feitas em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o que resultou no aumento da média de transferidos das UPAs para o H-Mut de quatro para 11 pacientes por dia.

A Atenção Básica da Saúde é outro setor que passou a receber esforços no último quadrimestre. De acordo com o secretário, foi iniciado processo para que, ainda no primeiro semestre de 2022, possa ser descentralizada a gestão deste setor, que passará a ter quatro eixos no município. Assim, cada área terá um Qualist e assistência farmacêutica própria. Está em processo também a contratação de médicos por meio de concurso, para atuar em Unidade Básicas de Saúde.

Peloggia registrou, ainda, o processo licitatório para que organizações sociais passem a fazer a gestão de UPAs e do H-Mut, além da obra do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), cuja inauguração oficial está prevista para 11 de março.

O vídeo da audiência está disponível no canal da TV Câmara no Youtube. A prestação de contas da Secretaria de Saúde está no site, na seção Audiências Públicas, dentro da aba Atividades Legislativas.

 

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo