No momento em que um caminhão roubado em Jacareí entrou na região sul de São José dos Campos, na tarde da última terça-feira (22), começou o trabalho das forças de segurança de São José e de Caçapava para recuperar o veículo.
O caso já estava sendo acompanhado pela Delegacia da Polícia Civil de Caçapava, que trabalhou em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal) de São José usando a tecnologia do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) para rastrear o veículo.
No CSI, da Prefeitura de São José, o alarme disparou quando o caminhão passou por câmeras inteligentes na região sul da cidade, que é monitorada em tempo real, 24 horas por dia.
Equipes da GCM que estavam em patrulhamento nas ruas foram avisadas sobre a ocorrência e acabaram localizando o caminhão estacionado em um rua da região sul, mas os responsáveis pelo roubo haviam deixado o veículo e fugido.
“Acho muito importante trabalhar em conjunto. Sou um defensor da GCM e tenho muito respeito pelo que é feito em São José para a redução da criminalidade”, afirmou o delegado de Caçapava, Hugo Pereira de Castro.
Carga na caçamba
A placa original do caminhão tinha sido trocada, mas a carga de 13 toneladas de açúcar, avaliada em R$ 50 mil, ainda estava na caçamba.
“Foi uma surpresa maravilhosa recuperar o caminhão ainda com a carga”, disse o motorista Anderson Aparecido Arruda da Silva, que trabalha com o veículo, mas não estava em serviço na hora do roubo.
O caminhão foi devolvido para o proprietário e o caso está sendo investigado pela Delegacia de Caçapava.