O projeto “Fazendo Com Amor” surgiu ainda em 2020, durante os períodos mais críticos da pandemia da Covid-19. A idealização buscava suprir a demanda de grávidas, principalmente adolescentes, que procuravam auxílio para enfrentar as dificuldades financeiras.
De acordo com a diretoria de Gestão da Vigilância Socioassistencial de Potim, Carina Monteiro, nessa perspectiva a gestão municipal passou a pensar num projeto novo que pudesse agregar as gestantes. Podem participar mulheres de qualquer idade, com gestação até cinco meses, conforme a recomendação dos responsáveis pelo programa. Segundo eles, os quatro meses são viáveis para que o enxoval possa ser feito. Entretanto, Carina alerta que “nada impede delas estarem com seis ou sete meses, também participarem”.
Ao menos, 30 gestantes são atendidas semestralmente. Além de fazer alguns itens do enxoval, elas também recebem cursos como culinária básica e artesanato. A proposta consiste de além de aprender uma nova habilidade, também possibilitar maneiras de empreendedorismo. Já no curso de artesanato, elas aprendem a pintar abajures, bordar fraldas e costurar estojo de caderneta de vacinação. “. Então assim, é um enxoval que dá pra gente fazer simples, porém muito bonito. Fica muito lindo porque elas mesmo produzem”, comentou a diretora.
O projeto visa atender principalmente mães que vivem em situação de vulnerabilidade social. Embora cheguem acanhadas, o convívio e o apoio sociam se tornam elementos principais para que elas se desenvolvam dentro da iniciativa. Há ainda aulas de primeiros socorros e amamentação com bombeiros e enfermeiras.
No término do curso, o Fundo Social do município ainda faz doações como banheira, roupas e mantas com objetivo de dar mais conforto aos bebês.