publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Departamento Hidroviário inicia obra no acesso à balsa em Ilhabela

Os trabalhos para a instalação de uma nova ponte de acesso começam dia 8 de março; travessia São Sebastião/Ilhabela terá funcionamento normal

O Departamento Hidroviário (DH) do Estado de SP irá interditar parcialmente, na próxima terça-feira (08), uma das pontes de acesso à balsa, do lado de Ilhabela. A medida é necessária para a realização de obra na estrutura metálica, que irá trazer mais segurança aos usuários.

A interdição parcial está prevista para durar 30 dias, no entanto, é importante ressaltar que a travessia São Sebastião/Ilhabela não será interrompida e terá seu funcionamento normal. O DH lembra que é importante que, neste período, os usuários fiquem atentos aos horários de pico.

“Esta obra confirma a preocupação do Governo de SP com a modernização das travessias litorâneas. Desde que assumimos, não paramos de investir no sistema, melhorando as embarcações e proporcionando mais agilidade no deslocamento dos usuários”, afirma João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes.

O valor do investimento é de R$ 940 mil. “A nova ponte trará mais segurança, conforto e agilidade no embarque e desembarque dos veículos na travessia da balsa”, destaca José Reis, diretor-geral do Departamento Hidroviário. Durante a execução das obras, o bolsão de embarque e o atracadouro estarão devidamente sinalizados e delimitados com dispositivos de segurança.

Programa de modernização
Desde 2019, a Secretaria de Logística e Transportes vem realizando investimentos que já permitiram uma melhora significativa no serviço e um atendimento mais ágil aos usuários.

Dezessete embarcações reformadas foram entregues desde 2019 e, neste período, o valor da tarifa não foi reajustado. Além disso, a manutenção passou a ser 24 horas, novos motores e reversores foram comprados, e os usuários ganharam novos canais de informação em tempo real.

Com esses investimentos, as travessias litorâneas contaram, nas últimas temporadas de verão, com a maior quantidade de embarcações dos últimos anos e uma redução significativa no tempo médio de espera.
Um levantamento recente do DH apontou que a travessia São Sebastião/Ilhabela não registrou filas pela segunda vez seguida no final de 2021 e começo de 2022, com o tempo de espera permanecendo, em média, em 30 minutos tanto no Natal como no Réveillon.

Nesse período de festas de final de ano, o tempo médio de espera para embarque, somando todas as travessias, caiu 26% em comparação a 2019 (antes da Pandemia), apesar do aumento na movimentação de veículos.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Botão Voltar ao topo