Na temporada 2021, o Flamengo disputou até o fim alguns dos principais campeonatos que disputou. No Brasileirão, principal competição nacional, brigou até as últimas rodadas com o Atlético Mineiro, que acabou não dando nenhuma chance ao rubro-negro carioca e se sagrou campeão brasileiro, deixando para o Flamengo o vice-campeonato.
Na Libertadores, mesmo meio desacreditado por conta do trabalho abaixo da expectativa de Renato Gaúcho, o elenco estrelado do Flamengo chegou até a final. O adversário? O bem treinado Palmeiras de Abel Ferreira, que pode não ter o mesmo elenco estrelado, mas tem um time altamente competitivo no âmbito coletivo. E na final em Montevidéu, o coletivo se sobressaiu às individualidades e o Flamengo somou mais um vice-campeonato em sequência.
E a verdade é que 2022 começou igual terminou em 2021. Na final da Supercopa do Brasil contra o Atlético Mineiro, o Flamengo saiu atrás e até conseguiu virar o jogo. Mas não impediu o gol de empate e foi incapaz de finalizar as cobranças decisivas de pênalti, fazendo com que o clube ficasse com o terceiro vice-campeonato seguido contra um de seus principais rivais.
Conforme os palpites esportivos da Sportytrader, apesar da coletânea de vices ao longo destas últimas 3 finais competidas, o Flamengo tem o atual melhor ataque do Brasileirão, e dos 9 confrontos já disputados no campeonato estadual, o Mengão coleciona 6 vitórias, 2 empates e somente 1 derrota.
Ainda segundo as análises da Sportytrader Brasil, a mudança da equipe técnica, incluido o treinador, talvez possa levar tempo para que o clube rubro-negro volte aos eixos e consiga enfim acabar com a maldiçao dos vice-campeonatos, mas este fator não representa chances concretas de uma queda na performance da equipe de Paulo Sousa.
De fato, é possivel concluir que a competição que abre a temporada não foi um bom indício para os rubro-negros. Mas 2022 apenas começou e o Flamengo pretende brigar por mais títulos e tentar voltar ao caminho das taças.