O Concurso do Banco Central é um dos mais buscados, afinal quem não deseja ter um bom salário e estabilidade profissional? Por isso, separamos informações importantes para você que está pensando em prestar esse concurso especificamente.
O concurso do Banco Central já está aberto?
Não, o Concurso do Banco Central ainda não está aberto, porém já está determinado que irá ocorrer, isso porque o ofício foi enviado ao Ministério da Economia e, após a atualização do quadro de colaboradores, constatou-se que há muitos cargos vagos.
O último concurso do Banco Central foi realizado em 2013 e ofereceu 500 vagas nos cargos de técnico e analista. A organização foi feita pelo Cebraspe/Cespe
Logo, é preciso que o concurso seja realizado a fim de preenchê-los, já que, além dos cargos não ocupados hoje em dia, muitos servidores estão próximos de se aposentar, o que deixará o quadro de funcionários ainda mais defasado.
Vagas, remuneração e preparação
Sabendo que o Concurso do Banco Central está prestes a ocorrer para que as vagas sejam preenchidas nos próximos dois anos (2023 e 2024) é hora de começar a se preparar, pois com salários tão vantajosos, já se pode prever uma ampla concorrência entre os candidatos.
- Analista
Os analistas devem ter formação superior, ou seja, devem apresentar um diploma de conclusão de curso de nível superior para que possam atuar na vaga. A formação pode ser em qualquer área do conhecimento e o diploma reconhecido pelo MEC para ter validade.
Algumas das áreas de conhecimento que serão avaliadas durante o concurso são contabilidade e finanças, logística e infraestrutura e política econômica e monetária. Já a remuneração é de mais de 19 mil reais, além de benefícios;
- Técnico
Os técnicos devem ter ensino médio completo, ou seja, devem apresentar um diploma de conclusão do ensino médio reconhecido pelo MEC para que possam ser empossados. Algumas de suas atribuições são dar apoio técnico aos analistas e procuradores.
Na prova, serão avaliados os conhecimentos relativos à segurança institucional, além de conhecimentos gerais em português, matemática e informática. A remuneração inicial é de cerca de 7 mil reais mais benefícios;
- Procurador
Os procuradores devem ter formação superior em Direito, ou seja, devem apresentar diploma devidamente reconhecido pelo MEC no curso superior indicado, além de experiência de 2 anos e inscrição válida na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Algumas das atribuições dos procuradores é dar suporte jurídico ao Banco Central, assistência aos administradores do banco e representação judicial. Na prova serão cobrados conhecimentos específicos em direito e conhecimentos gerais. A remuneração inicial é de cerca de 20 mil reais.
Agora que você está por dentro de tudo, vale a pena começar a se preparar para conquistar uma das vagas do Concurso do Banco Central.