A Prefeitura de São José dos Campos, por meio das Secretarias de Saúde e Educação e Cidadania, retomou na segunda-feira (7) a vacinação infantil em escolas do município. A ação acontece com crianças de 5 a 11 anos e em escolas da região leste, onde há uma baixa adesão à primeira dose da vacina.
Nesta segunda-feira (7), a vacinação aconteceu na Emei Febronio Pereira Gomes. Na terça-feira (8), será na Escola Estadual Professor João Ferreira dos Santos, que fica na rua Quinze de Novembro, 80, no Jardim Cerejeiras.
Na quarta-feira (9), a ação acontece no Casepafe, na rua A, 1887, no Jardim Santa Hermínia. Na quinta-feira (10), na escola Irmã Clara, na avenida Tancredo Neves, 1255, no Jardim Paraíso do Sol. E na sexta-feira (11) na escola Maria Cursino, na rua Dois, 100, no Bairrinho.
Em São José, a vacinação terá que ocorrer com a presença dos pais ou responsável legal. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável, este deve ter mais de 18 anos e apresentar o Termo de Consentimento assinado por um dos pais ou pelo responsável legal.
Para receber a vacina, as crianças e adolescentes devem portar o CPF ou o CRA e comprovante de endereço. Em caso de comorbidades, deverá apresentar também o laudo médico.
Critérios
Para esta campanha foram avaliados os dados de crianças e adolescentes cadastrados e vacinados nas UBS’s Resolve (Unidades Básicas de Saúde) do município.
A partir disso, foi definido que a ação irá acontecer, inicialmente, em escolas do Parque Novo Horizonte e adjacências, que está com uma taxa de cobertura vacinal de cerca de 16% do público entre 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias para a primeira dose.
A estratégia segue o mesmo conceito do Vacimóvel, que tem percorrido os bairros onde há o registro de menor cobertura vacinal.
Apesar da porcentagem registrada na região do Novo Horizonte, ao todo o município já atinge mais de 54% de cobertura vacinal do público entre 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias para a primeira dose.
Combate à covid
A Prefeitura tem realizado uma série de ações que facilitam o acesso da população à vacina.
Além de eventos aos finais de semana, durante a semana, a imunização acontece em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve, sempre das 8h às 17h, com distribuição de senhas a partir das 8h e às 13h até o esgotamento das mesmas ou de acordo com a capacidade operacional e estrutura física de cada unidade; no Colégio Tableau, das 8h às 21h; Cefe (Centro de Formação do Educador), das 16h30 às 20h30, e com o Vacimóvel, que vai até os bairros onde há mais faltosos de segunda e terceira dose/dose de reforço.