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Alstom assina contrato para fornecer 37 trens Metropolis ao Metrô de Santiago

Os novos trens serão produzidos na fábrica de Taubaté, no Brasil, com os primeiros carros previstos para serem entregues em 2025

Modernos trens Metropolis e sistema de sinalização para otimizar capacidade na planejada Linha 7 do Metrô de Santiago. (Foto: Divulgação)

A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, ganhou um contrato de 355 milhões de euros para fornecer seu sistema de sinalização Urbalis CBTC, 20 anos de manutenção e 37 trens Metropolis para o Metrô de Santiago, no Chile. Os novos trens, combinados com o sistema de sinalização CBTC, ajudarão a otimizar a capacidade, o desempenho e a eficiência da nova Linha 7 do Metrô de Santiago, que está prevista para ser inaugurada até o final de 2027.

“Esse contrato é a validação das inovações e tecnologias avançadas de mobilidade inteligente e sustentável da Alstom. Nosso sistema de trens e de sinalização não só vai melhorar a qualidade da mobilidade e do transporte no Chile, garantindo um transporte confiável, seguro e acessível, mas também fornecerá à cidade de Santiago uma alternativa eficiente e ambientalmente amigável de transporte terrestre para milhões de passageiros”, diz Denis Girault, diretor administrativo da Alstom no Chile.

Com uma flexibilidade que oferece uma variedade de configurações, a linha de trens Metropolis da Alstom está em operação em todo o mundo há mais de 20 anos. Cada um dos 37 trens Metropolis automáticos de 102 metros de comprimento que a Alstom entregará ao metrô de Santiago terá capacidade para transportar até 1.250 pessoas e proporcionar uma melhor experiência aos passageiros. Os carros terão 4 portas largas de cada lado para facilitar a entrada e saída dos usuários, corredores largos e passarelas abertas entre os carros para garantir a circulação dos passageiros dentro e entre os carros. Os trens Metropolis de Santiago também contarão com ar-condicionado, um sistema avançado de informações para passageiros com informações de rota e estação. Em relação às funções de segurança, a rede terá câmeras externas de alta resolução e interfones que mantêm a comunicação dos usuários com o centro de controle, melhorando a segurança dos passageiros e a infraestrutura. A Alstom vai produzir os novos trens em sua fábrica de Taubaté (Brasil), com os primeiros carros previstos para serem entregues em 2025.

A Alstom distribuirá seu sistema de sinalização Urbalis CBTC ao longo dos 26 quilômetros da nova linha. Urbalis reduz o intervalo entre os trens, maximizando, assim, a capacidade do sistema, e ajuda a melhorar a eficiência energética das operações. A Alstom também integrará medidas avançadas de cibersegurança ferroviária para melhorar a proteção dos sistemas de controle de trens da Linha 7, tanto para os trens quanto para a sinalização.

Atualmente em construção, a Linha 7 do Metrô de Santiago terá 26 quilômetros de extensão e 19 estações. As áreas pelas quais passará são sete: Renca, Cerro Navia, Quinta Normal, Santiago, Providencia, Vitacura e Las Condes; três deles são incorporados pela primeira vez à rede metroviária (Renca, Cerro Navia e Vitacura), beneficiando uma população estimada de 1 milhão e 365 mil habitantes. Quando a Linha 7 estiver operacional, o tempo de viagem esperado entre as futuras estações é estimado em 37 minutos, o que significa uma redução de 54% no tempo de viagem em comparação com o que leva hoje por meio do sistema de ônibus (aproximadamente 80 minutos). O valor do investimento da Linha 7 é de US$ 2,528 milhões.

Com mais de 30 anos de experiência na CBTC e mais de 160 linhas de metrô equipadas em mais de 25 países, a Alstom é conhecida como uma sólida líder no mercado de transporte público.

Além dos trens da Linha 7 do Metrô de Santiago, os novos projetos Alstom que serão produzidos na fábrica da empresa em Taubaté são:

Linhas 8 e 9 da Via Mobilidade: fornecimento de 36 trens Metropolis, com 8 carros cada.
Linha Universidades 6-Laranja de São Paulo: fornecimento de 22 trens Metropolis, com 6 carros cada.
Linha 5, Metrô de Bucareste, na Romênia: fornecimento de 13 trens Metropolis, sendo 78 carros ao todo.
Wanda ZS Line, metrô de Taipei, em Taiwan: fornecimento de 35 trens Metropolis, com 4 carros cada.
Segunda Fase da Linha 2 Circular de Taipei, em Taiwan: fornecimento de 29 trens Metropolis, com 4 carros cada.

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Sobre os trens de Metropolis
Com configurações flexíveis, os trens metropolitanos Metropolis da Alstom atendem às diferentes necessidades dos clientes em todo o mundo há mais de 20 anos: desde perfis pequenos a grandes medidores de trilhos, configurações de carros de 2 a 9, diferentes sistemas de tensão, rodas de aço totalmente automatizadas ou operadas manualmente e designs internos individualizados. Esses trens podem ser adaptados à infraestrutura existente e às múltiplas necessidades de capacidade e apresentam baixos níveis de ruído, alta reciclagem e eficiência energética otimizada para minimizar o impacto ambiental. Mais de 30 cidades encomendaram ou operaram com trens Metropolis, incluindo Amsterdã, Cingapura, Cidade do Panamá, Barcelona, Paris, Riade, Dubai, Sydney e Montreal.

Alstom no Brasil
A Alstom vai abrir mais de 750 postos de trabalho no Estado de São Paulo para seus negócios de Rolling Stock (material rodante). Desse total, cerca de 700 posições serão abertas para atuação na unidade industrial da empresa, localizada na cidade de Taubaté (SP). Para atender aos projetos, a Alstom está investindo cerca de €14 milhões em modernizações e adaptações da sua fábrica, com o objetivo de iniciar a produção dos novos projetos a partir de 2022.

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