publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Eliminatória da Copa do Mundo 2022 ficam decididas em Março

O final do mês de Março vai desvendar as seleções classificadas para a Copa antes da repescagem intercontinental em Junho

Brasil, de Neymar, já garantiu vaga na Copa de 2022. (Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

Falta menos de 1 ano para a próxima Copa do Mundo, e ainda restam muitas vagas e muitas indefinições dentro das Eliminatórias continentais. A verdade é que 15 das 32 vagas já foram preenchidas, começando pelo Qatar (país sede), Coréia do Sul, Irã, Brasil, Argentina, França, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Croácia, Espanha, Sérvia, Suíça, Dinamarca e Holanda. Restam ainda 17 vagas espalhadas pelo mundo, lembrando que ainda há a repescagem intercontinental.

Playoff da UEFA decide mais 3 vagas
Na Europa restam 3 vagas a decidir através de um angustiante playoff, com 11 seleções na disputa, divididas em 3 caminhos. No caminho A o vencedor de Escócia x Ucrânia enfrenta o vencedor de País de Galês x Áustria. No caminho B, a Rússia foi excluída pela FIFA, sendo assim a Polônia esperará o vencedor entre Suécia x República Tcheca para definir a vaga.

Por fim, no caminho C da repescagem da UEFA, a decisão será dramática, qualquer que seja o desfecho, deixando no mínimo um postulante ao título de fora, já que a Itália, que enfrentará a Macedônia do Norte, e Portugal, que enfrentará a Turquia, brigam apenas por uma vaga. No final de Março essas 3 vagas ficarão decididas.

Vale ressaltar que segundo os especialistas em previsões esportivas do site Wincomparator, a Itália é a favorita para se classificar. De acordo com as explicações na página palpites Copa do Mundo da Wincomparator, é impensável que um país como Itália falhe duas Copas consecutivamente, lembrando que não participou da Copa 2018. Nos demais caminhos, a Suécia de Ibrahimovic e a Áustria de Alaba também são os países preferidos.

CONMEBOL ainda decide 2 a 3 vagas além de Brasil e Argentina
Na América do Sul as Eliminatórias são disputadas em sistema de pontos corridos, e as poderosas seleções de Brasil e Argentina já se garantiram no Mundial, restando ainda dois lugares de acesso direto e um para a repescagem intercontinental. Antes das duas últimas rodadas do final deste mês, o surpreendente Equador (25 pontos) é o terceiro classificado e está muito próximo do Catar.

Pela quarta vaga direta, Uruguai (22 pontos) , Peru (21 pontos) , Chile (19 pontos) , Colômbia (17 pontos)  e até a Bolívia (com 15 pontos seria um milagre)  estão na disputa, insistindo que a quinta colocação da acesso ao playoff intercontinental, que será realizado nos dias 13 e 14 de Junho. As duas últimas rodadas das classificações da CONMEBOL são imperdíveis.

CONCACAF decide total de 3 a 4 acessos
Depois de uma longa fase eliminatória, a CONCACAF definirá nas três últimas rodadas do final de Março de 2022 as três vagas diretas e a vaga para a repescagem do Mundial, também através do sistema de pontos corridos. Canadá (25 pontos), Estados Unidos (21 pontos), México (21 pontos), Panamá (17 pontos) e Costa Rica (16 pontos) são as cinco seleções ainda com chances, sendo que apenas 4 lugares interessam.

Vagas africanas decididas em 5 finais
As cinco vagas da África serão preenchidas através de 5 confrontos diretos. Egito e Senegal fizeram recentemente a final da Copa das Nações Africanas, vencida pelos senegaleses, e reeditarão o confronto agora valendo uma vaga para a Copa do Mundo. Os outros confrontos são: Camarões x Argélia, Gana x Nigéria, Congo x Marrocos e Mali x Tunísia. Esses 5 duelos serão em formato de ida e volta, sendo que as eliminatórias africanas são as únicas que não possuem repescagem. Tudo fica decidido também no final deste mês.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ásia já tem 3 classificados e terá mais 1 ou 2
Já na Ásia, na fase final das Eliminatórias, 12 seleções estão divididas em 2 grupos, onde os dois primeiros colocados de cada grupo garantem presença no Mundial, enquanto os terceiros colocados se enfrentam por uma vaga na repescagem intercontinental do mês de Junho. No Grupo A, Irã e Coréia do Sul já estão confirmados, porém no Grupo B a disputa está ainda totalmente aberta, já que Arábia Saudita, Japão e Austrália estão na briga.

Oceania fecha repescagem intercontinental que dará 2 vagas
A repescagem intercontinental do próximo mês de Junho ficará completa com o representante das Eliminatórias da Oceania, confederação que tem de 1 a 0 vagas para o Mundial… Como já foi dito, essa repescagem será disputada entre seleções da Ásia, América do Sul, CONCACAF e Oceania.

Mas primeiro é necessário conhecer essa seleção da Oceania, cujas eliminatórias ainda não têm nada decidido. A fase de grupos nem começou e terá as 3 únicas rodadas neste mês. A Nova Zelândia é a grande favorita neste momento. A repescagem intercontinental dará as duas últimas duas vagas para a Copa do Mundo no Qatar.

Botão Voltar ao topo