A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para chuvas intensas na RMVale a partir desta sexta-feira (11). A atenção deve ser redobrada até domingo (13), quando as possibilidades de tempestade diminuem.
De acordo com os especialistas, o risco é para chuvas acumuladas de até 80 milímetros durante 72 horas. As chuvas intensas podem vir acompanhadas de raios, ventos e granizo. Ao ouvir trovões, a orientação é buscar abrigo seguro longe de janelas, tomadas ou materiais metálicos, evitando também árvores ou coberturas frágeis de metal.
Em regiões mais vulneráveis com risco de deslizamentos, alagamentos, enchentes e desabamentos, o órgão pede mais cautela para evitar desastres naturais causados pelas tempestades.
Somente em janeiro, a Defesa Civil de Pindamonhangaba registrou 92 ocorrências, envolvendo alagamentos, inundações, quedas de barreiras e árvores, além de vistorias em imóveis.
“A demanda de trabalho aumentou bastante devido às chuvas dos últimos meses. Contudo, o órgão segue preparado e à disposição para atender toda a população”, ressaltou o Diretor de Defesa Civil, Michel Cassiano. O órgão trabalha diretamente com a prevenção por meio de orientações e intervenções, em relação a ocorrências urgência e emergência. Nestes casos, entre em contato pelo número 199.