O Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, tetraneto dos imperadores Dom Pedro I e Dona Maria Leopoldina, participará da abertura das Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em Pindamonhangaba, no dia 18 de março.
A participação se dará por meio do evento “A Jornada dos Príncipes”, que é comemorativo, idealizado por Malcolm Forest para Casa Imperial do Brasil com apoio do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A festividade em Pindamonhangaba é organizada pela prefeitura, incluirá desfiles de cavalaria, palestras e apresentações.
A comitiva do príncipe chega a Pindamonhangaba na quinta-feira (17) e a programação começa na sexta-feira (18), às 10 horas, com palestra de Dom Bertrand no Hotel Intercity Pátio Pinda. Às 14h30, haverá um cortejo do hotel até o Espaço Cultural Dr. João Laerte Salles, na rua Bicudo Leme, centro da cidade, com a participação da cavalaria do Haras de Jacareí e Cavalaria da Polícia Militar, com uniformes de gala.
No espaço cultural, o príncipe será recepcionado e saudado pela proprietária Maria Ceres Merly Salles, onde conhecerá a Biblioteca e o Jardim Imperial e assistirá o filme “Frei Galvão, o Arquiteto da Luz”, do diretor Malcolm Forest. Em 2022, celebramos também o Bicentenário de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro.
No sábado (19), o príncipe participa de uma procissão com saída da Igreja São José, às 11 horas, até a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso. A procissão será acompanhada pela Corporação Musical Euterpe e pelos 16 representantes da Guarda de Honra para celebração da missa ao meio-dia na igreja Matriz.
Pindamonhangaba tem um papel histórico importante da Independência do Brasil. O príncipe Dom Pedro viajou do Rio de Janeiro a São Paulo, em agosto de 1822. Em Pindamonhangaba formou-se a Guarda de Honra que o acompanhou até o Grito do Ipiranga.
A igreja de São José, tombada pelo Condephaat, abriga o Panteão Nacional da Guarda de Honra do Príncipe. Estão ali sepultados membros da Guarda que foram testemunhas oculares da Independência do Brasil.
“O bicentenário da Independência é de grande importância para Pindamonhangaba. Vamos comemorar de forma significativa, para valorizar nossa história, nosso patrimônio, e valorizando também nosso presente, honrando os bravos homens, filhos de Pindamonhangaba, que no passado fizeram sua parte, conduzindo essa responsabilidade com a mesma garra e energia.”, concluiu o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues.
Veja também
Príncipe em Pindamonhangaba no ano de 2015
Apresentação da campanha para o Bicentenário em Pindamonhangaba