publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Stock Car: Barrichello e Ricardo Maurício buscam desempate em Goiânia

Com seis vitórias cada um, ex-ferrarista e tricampeão da Stock Car são os maiores nomes em atividade no competitivo anel externo do Autódromo Internacional Ayrton Senna

Barrichello e Maurício: os maiores vencedores em atividade em Goiânia
(Victor Eleutério/Stock Car)

Até 2021, o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, era território de Rubens Barrichello. Entre suas 16 vitórias na Stock Car Pro Series, nada menos que seis (37,5%) foram registradas na capital de Goiás. Mas no ano passado o tricampeão Ricardo Maurício fez o que parecia impossível: venceu quatro provas em Goiânia, incluindo duas no mesmo final de semana, algo que dificilmente será repetido na história da Stock Car. Com isso, empatou com Barrichello e, no próximo domingo (20), os dois duelam pela supremacia no traçado de 2.695m, um dos mais admirados pelos pilotos da categoria.

Goiânia é realmente uma pista de destaque na carreira de Barrichello. Das seis vitórias logradas por ele naquele circuito, duas delas aconteceram na badalada e cobiçada Corrida do Milhão: com Chevrolet Sonic, em 2014, na campanha que culminou no título, e em 2018, com Chevrolet Cruze, no anel externo. Rubens também venceu no Autódromo Internacional Ayrton Senna em 2016 e 2019, ambas com Cruze, e em 2020 e uma vez em 2021, nessas oportunidades com o Toyota Corolla. Todas as suas vitórias foram obtidas defendendo a equipe Full Time Sports.

A “varrida” de Ricardinho — Antes de 2021, Ricardo Maurício havia obtido duas vitórias em Goiânia: 2015, com o Chevrolet Sonic, e 2020, com o Cruze, sempre pela Eurofarma RC. Contudo, nenhum outro piloto da Stock Car brilhou tanto quanto Ricardinho naquela pista e no mesmo ano. Das seis corridas disputadas no Planalto Central na temporada passada, o tricampeão venceu nada menos que quatro, alcançando a marca de seis vitórias totais do até então inalcançável Barrichello.

O momento mágico dessa trajetória do piloto da Eurofarma RC aconteceu em 19 de setembro. Naquele dia, Maurício fez história ao ser o primeiro piloto a alcançar 100% dos pontos em disputa no atual formato da Stock Car. O piloto do Chevrolet Cruze #90 marcou a pole-position no anel externo, venceu a Corrida 1, largou em décimo na segunda prova e triunfou de novo, com direito a uma chegada espetacular para superar Thiago Camilo por apenas 0s010 (dez milésimos), no desfecho mais apertado da história da Stock Car.

Ricardo Maurício ‘gabaritou’ em Goiânia na temporada 2021 da Stock Car. (Foto: Victor Eleutério/Stock Car)

Thiago Camilo e Daniel Serra são os mais próximos adversários de Barrichello e Maurício na lista de maiores vencedores em Goiânia entre os pilotos em atividade. Eles somam “apenas” três vitórias e portanto não conseguirão alcançar os atuais recordistas neste fim de semana. A seguir, com duas vitórias, estão empatados Átila Abreu, Felipe Fraga e Ricardo Zonta. Completam a lista Marcos Gomes, Galid Osman, Diego Nunes, Gabriel Casagrande, Guilherme Salas e Allam Khodair – todos com uma vitória na capital de Goiás.

Programação em Goiânia
Sexta-feira, 18 de março
9h – Stock Series – Shakedown
9h25 – Stock Car Pro Series – Shakedown
9h50 – Copa HB20 – 1º treino – Grupo único
10h30 – Stock Series – 1º treino – Grupo único
11h15 – Stock Car Pro Series – Treino dos Rookies
13h05 – Copa HB20 – 2º treino – Grupo único
13h45 – Stock Car Pro Series – 1º treino, 1º Grupo
14h25 – Stock Car Pro Series – 1º treino, 2º Grupo
15h10 – Stock Series – 2º treino – Grupo único
15h55 – Copa HB20 – 3º treino – Duplas

Sábado, 19 de março
9h – Copa HB20 – 4º treino – Grupo único
9h40 – Stock Series – 3º treino – Grupo único
10h25 – Stock Car Pro Series – 2º treino, 1º Grupo
11h05 – Stock Car Pro Series – 2º treino, 2º Grupo
11h50 – Copa HB20 – Classificação
13h55 – Stock Series – Classificação
14h30 – Stock Car Pro Series – Classificação
16h05 – Copa HB20 – 1ª prova (25 minutos + 1 volta)
17h28 – Stock Series – 1ª prova (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 20 de março
9h50 – Copa HB20 – 2ª prova (25 minutos + 1 volta)
12h15 – Stock Series – 2ª prova (30 minutos + 1 volta)
15h10 – Stock Car Pro Series – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
15h37 – Stock Car Pro Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Botão Voltar ao topo