Abrindo o calendário de celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil em Pindamonhangaba, o príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança participou, na sexta-feira (18), de uma palestra e desfilou em carro aberto pelas ruas centrais da cidade.
Pela manhã, durante a palestra em um hotal da cidade, o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, ressaltou a importância de celebrar a data e a memória do grupo de pindamonhangabenses que integraram a Guarda de Honra de Dom Pedro. Ele afirmou ainda que é necessário conhecer o passado histórico para compreender as atualidades e discuti-las.
Ao longo da palestra, Dom Bertrand relembrou a jornada imperial desde a saída de Portugal até o grito de independência, às margens do rio Ipiranga.
Na parte da tarde, Dom Bertrand saiu em carro aberto pelas ruas de Pindamonhangaba. O trajeto foi feito com um os jipes do Exército Brasileiro com a espada da Guarda de Honra de Dom Pedro, Cavalaria da Polícia Militar e grupos simpatizantes do imperialismo.
O destino foi o Espaço Cultural Dr. João Laerte Salles, local em que foi recebido pela proprietária, Maria Ceres Merly Salles. Além homenagens, o príncipe também assistiu ao filme “Frei Galvão: O Arquiteto da Luz”.