A Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou, neste sábado (19), o restauro emergencial das igrejas São José e Matriz, na área central. As ações são reparo para evitar maiores danos aos templos religiosos.
De acordo com o município, a histórica Igreja de São José que abriga os restos mortais dos membros pindamonhangabenses da Guarda de Honra de Dom Pedro, receberá preservação da edificação, ainda no primeiro semestre de 2022. Após finalizar esta fase, a Mitra poderá prosseguir com as ações de restauro.
Já a Igreja Matriz receberá investimento do Executivo e Legislativo para o reforço estrutural da área posterior do templo. Os anúncios foram feitos como parte da comemoração do Bicentenário da Independência, além de marcar o Dia de São José.
Para o Padre Kléber Silva, responsável pela Matriz, “O 19 de março representa pra Igreja todo sentido dessa vocação que José assume a partir do convite de Deus. Então, celebrar hoje é, primeiro todo o sentido da devoção que o povo tem para com o São José e o sentido também dessa confiança que temos a ele como aquele que nos protege em todas as situações e da nossa vida”. Ao término da procissão, houve celebração da missa solene.
Manifestação – Houve protesto pacífico em frente à Igreja Matriz. Os manifestantes apontaram o descontentamento com a visita de Dom Bertrand e seus posicionamentos. Após o ato em frente ao templo religioso, eles se direcionaram ao Museu Histórico e Pedagógico de Pindamonhangaba para uma breve explanação sobre o período colonial.