Com foco no desenvolvimento sustentável, a secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Pindamonhangaba lançou, nesta quarta-feira (23), o programa “Mov. Cicla”. O projeto acontece em parceria com o Instituto Sabiá e a Novellis.
De acordo com uma das responsáveis pelo programa, Larissa Néri, o foco está em alcançar diferentes esferas da população como estudantes, agentes de saúde, professores e trabalhadores de cooperativas de reciclagem. A fim de consigam promover a conscientização.
O projeto acontecerá de forma híbrida, com aulas remotas e projetos desempenhados presencialmente. A expectativa é que propostas socioambientais sejam desenvolvidas na segunda etapa do programa.
O cronograma possui duração de um ano em diferentes modalidades. Para a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, a iniciativa poderá colaborar com a problemática da limpeza pública. Uma vez que em algumas localidades, os moradores insistem em descartar resíduos em locais inapropriados.
A secretária ressaltou ainda que o projeto vem sendo idealizado desde 2019 e devido a pandemia, precisou ser postergado. Agora, a ideia é disseminar informação para que mais pessoas conheçam o desenvolvimento sustentável.
O Mov. Cicla também tem como proposta recuperar a antiga Escola Rural e torna-la o CES (Centro de Educação para a Sustentabilidade). Este pode se tornar o primeiro espaço deste porte na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).