Você já parou para pensar sobre a ligação entre o estresse e a saúde capilar? Sim, alguns problemas como quedas, surgimento de caspas e psoríase podem surgir devido a este momento de grande tensão. Afinal, as emoções negativas tendem a desenvolver uma série de doenças no nosso corpo.
Para ajudar a entender melhor sobre essa questão, preparamos esse artigo que aborda saúde do cabelo, estresse e cronograma capilar. Confira a seguir.
Dicas básicas para cuidar da saúde capilar
A cada dia que passa estamos cuidando mais da nossa saúde mental, tratando do nosso interior, afinal, já aprendemos que sem esse olhar atento a ele, muitos problemas podem aparecer em nosso corpo, além de reações físicas indesejáveis.
Uma das manifestações do corpo envolve o couro cabeludo. Isso mesmo. Pessoas submetidas ao estresse e ansiedade podem apresentar coceira em excesso, vermelhidão, descamação e outras doenças que envolvem esta região.
E se você está passando por essa fase, aproveite para conhecer algumas dicas para cuidar da sua saúde capilar. Lembrando que é fundamental, antes de tudo, buscar ajuda com terapia ou momentos de lazer que tragam mais tranquilidade à mente. Veja:
- Se nos momentos de estresse houver queda capilar, o primeiro passo é agendar uma consulta com o dermatologista para identificar o tipo de queda por meio de exames solicitados por ele. Após isso, o profissional indicará o tratamento necessário;
- Além de medidas voltadas para o controle do estresse, é possível que o dermatologista indique também tratamentos com uso de shampoos antisseborreicos, loções com propriedades anti-inflamatórias, entre outros que auxiliam na saúde do couro cabeludo;
- Até a escolha correta do shampoo é importante para manter os cuidados certos com o couro cabeludo. Aqueles produtos que têm maior potencial de limpeza são indicados para fios oleosos e os que possuem propriedades hidratantes são para os ressecados;
- Não se esqueça de utilizar protetor térmico sempre que usar fontes de calor, como secadores e pranchas. Além disso, aplique óleos capilares para ajudar no seu aspecto;
- Não deixe de dar ao seu cabelo todas as etapas de tratamento devidas. O cronograma capilar é uma importante estratégia de alternar produtos e nutrir, hidratar, fortalecer e restaurar seus fios.
Vale ressaltar, ainda, que não é necessário reduzir a frequência de lavagens devido à queda. Muitos pacientes fazem isso pois notam que a maioria dos fios cai durante o banho. Mas esses fios que saem, já estão soltos, independente de lavar ou não, eles cairão a qualquer momento do dia.
Sendo assim, é recomendado manter a frequência de lavagens de acordo com o seu tipo de cabelo, mantê-los sempre hidratados através do cronograma capilar e evitar tantas agressões com químicas e excessos de calor.
Faça atividades que te dão prazer, pratique exercícios, se alimente de forma equilibrada e veja a resposta positiva dos seus fios.