Taubaté realiza ações de combate à tuberculose

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Saúde, realiza desde o dia 14 de março a Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose. As ações vão até o dia 28 deste mês em consonância com o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas pode acometer também outras estruturas como: ossos, rins e meninges, as membranas que envolvem o cérebro.

No município de Taubaté, as ações de coleta de escarro acontecem nos seguintes serviços de saúde: unidades básicas de saúde (UBS Mais / ESF / PAMO) e no Ambulatório de Infectologia (AMI). O objetivo da intensificação da busca ativa é aumentar o número de pessoas investigadas, para a realização de um diagnóstico precoce e ofertar tratamento adequado, sem que o indivíduo tenha o agravamento do quadro clínico.

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose foi criado em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, com risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.
Em Taubaté, foram registrados 107 casos da doença em 2020, 88 positivos em 2021 e este ano, 15 pessoas já tiveram o diagnóstico confirmado para a tuberculose.

Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

É importante que a população fique atenta aos seguintes sintomas: tosse por três semanas ou mais; perda de peso; falta de apetite e febre vespertina (febre no final da tarde). A pessoa que estiver com um dos sintomas descritos deve procurar uma unidade básica de saúde mais próxima da sua residência e realizar o exame. O exame é simples e coletado no momento da visita ao serviço de saúde. Também é importante que os sintomas sejam avaliados pela equipe de saúde da UBS de referência.

Botão Voltar ao topo