Cidade com pouco mais de 320 mil habitantes e reconhecida pela qualidade de vida, natureza e praias exuberantes, Guarujá tem se destacado no mercado de saúde e bem-estar, movimento que vem atraindo a atenção e a procura por moradores e turistas.
Situado na Ilha de Santo Amaro, ao largo de Santos e de Bertioga, o município tem 27 praias, algumas isoladas e acessíveis apenas por trilha ou barco, e outras em áreas urbanizadas. Entre as mais famosas estão Pitangueiras, Pernambuco, Enseada, Tombo, Perequê, Astúrias e Guaiuba.
As atividades turísticas, marítimas de lazer e a indústria portuária dominam a economia da cidade, que está a apenas 88 quilômetros da capital paulista. Grandes hotéis estão disponíveis, como o famoso Hotel Jequitimar, construído no mesmo terreno o Sofitel Guarujá Jequitimar, administrado pela rede Accor desde que abriu as portas no final de 2006. O hotel fica na Praia Pernambuco.
Um fator que chama atenção na cidade, além das praias, é sua excelente infraestrutura que reúne shoppings, mercados e muitas lojas de moda praia e comércio em geral.
Entretanto, o mercado de saúde e bem-estar cresceu exponencialmente nos últimos anos. É cada vez maior o número de espaços especializados em terapias alternativas, como massagens terapêuticas, relaxantes e sensuais.
Exemplo disso é a ayurvédica, que equilibra a parte física e psíquica, levando ao corporal. O massagista promove movimentos de tração e alongamentos, estimulação de pontos e órgãos vitais. A terapia atua nos sistemas linfático, circulatório e energético.
Mais solicitada entre todas, a massagem sueca é uma combinação de movimentos longos e fluidos, processo que alivia dores e tensões em tendões e músculos. Ela solta os músculos tensos causados por atividades diárias, como sentar-se ao computador ou fazer exercícios. Pode ser muito útil para pessoas que têm muita tensão na parte inferior das costas, ombros e pescoço.
Com alto poder curativo, a massagem com pedras quentes (basalto) melhora o fluxo sanguíneo e alivia a dor. A técnica amplia o descanso do corpo e da mente, minimizando dores e tensões musculares.
A japonesa shiatsu, por sua vez, atua contra o estresse, a ansiedade, a artrite, a dor nas costas, a constipação, a dor de cabeça, a insônia, os problemas menstruais, a dor no pescoço e ombro, a síndrome pré-menstrual, a ciática e a sinusite.
Sensuais em alta
Os moradores do Guarujá e os turistas que chegam à cidade também buscam relaxar a partir das chamadas massagens sensuais, como a sensitive, a tailandesa, a nuru e a tântrica.
É grande a procura em sites de busca por “massagistas no Guarujá” atrás de técnicas sensuais como a massagem sensitive que estimula as zonas erógenas de homens e mulheres, com movimentos contínuos e suaves e toques com as pontas dos dedos. Elimina tensões e promove uma conexão física, emocional e energética. Tem poder meditativo e sensorial, criando uma comunicação nova do corpo com a consciência.
A massagem tailandesa, por sua vez, é voltada para quem deseja uma forma de atividade mais ativa. A terapia ajuda a reduzir a dor e o estresse, inclusive melhorando a flexibilidade, a circulação e os níveis de energia. O terapeuta usa pés, joelhos, polegares, palmas e cotovelos, e realiza pressão, compressão e alongamento no corpo do paciente.
Outra massagem asiática, a nuru é feita com um ou mais massagistas, que usam uma loção de massagem incolor e inodora, feita com a alga de mesmo nome. Proporciona benefícios para a saúde e o bem-estar, relaxa a musculatura e desintoxica o organismo,
Finalmente, a massagem tântrica entrega ao praticante diversos benefícios, por meio do autoconhecimento para o despertar da sexualidade e da resolução de bloqueios emocionais. Além disso, amplia a sensibilidade, no intuito de expandir e intensificar a sensação orgástica, levando em consideração o corpo em seus pontos vitais, que são ativados durante a massagem corporal por meio de uma leve pressão de pontos específicos.